CHUVA
PREVISÃO DO TEMPO: RS tem dois alertas para tempestade após dias de calor intenso; confira como fica na região
Temperaturas chegaram aos 39ºC na quinta-feira, mas a sexta começa chuvosa em parte do RS
Última atualização: 15/03/2024 10:03
Após uma semana de sol, a chuva chega acompanhada de alertas para tempestades no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (15). Apesar de haver também um aviso do Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) para onda de calor, ela já se tornou passado, de acordo com a MetSul Meteorologia.
O pico da onda de calor no RS foi na quinta-feira (14), quando as temperaturas chegaram aos 39ºC nos vales, Oeste e Noroeste. Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 37,1ºC.
Apesar de continuar quente em alguns pontos, principalmente no Norte, a chuva não deixa que as máximas subam tanto quanto no resto da semana. Ainda assim, o Estado continua em alerta vermelho pelo calor, publicado pelo Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet), válido até 18 horas deste sábado (16).
Temperaturas na região
Mesmo com a chuva ocasional em certos pontos, a sexta-feira continua abafada e quente na região, ainda que não como nos dias anteriores. No Vale do Sinos, a mínima é de 23ºC, podendo alcançar 32ºC, assim como no Paranhana e no Caí.
Quem pensou que aproveitaria uma sexta de sol e calor na praia, pode encontrar também chuva no litoral norte, com máximas de 33ºC e mínimas de 23ºC. A previsão para a Serra é que o calor não passe dos 30ºC, com os termômetros descendo até os 18ºC.
Tempestades no RS
O RS tem dois alertas para tempestades do Inmet. O primeiro é laranja, com perigo de chuvas de 30 a 60 mm/h ou até 50 a 100 mm/dia. Ainda há risco de ventos intensos de até 100 km/h, queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Ele vale para as regiões Sudoeste, Centro Ocidental e Oriental, Noroeste, Sudeste e Metropolitana de Porto Alegre.
Já o amarelo indica um perigo potencial, com chuvas de 20 a 30 mm/h e 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h, além da queda de granizo. Porém, o risco de que haja corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos é baixo.
Ele abrange a Serra, Noroeste, Centro Ocidental e Oriental, Metropolitana de Porto Alegre e parte de Santa Catarina.
Recomendações
Em caso de rajadas de vento, o recomendado é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. E não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda, como os outdoors. O melhor, se possível, é desligar os aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia.
Caso queira mais informações ou precise de ajuda, ligue para a Defesa Civil, no número 199, e para o Corpo de Bombeiros, no telefone 193.