FIQUE ATENTO
PREVISÃO DO TEMPO: RS tem alerta para risco de mais chuva intensa e temporais nesta terça-feira; saiba o que esperar
Segundo a MetSul, instabilidade que se forma no sul do Paraguai e na província argentina de Misiones avança para o Estado
Última atualização: 13/11/2023 22:44
Desde o final de semana os gaúchos têm enfrentado temporais e chuva intensa. Os eventos climáticos causaram estragos em diversas cidades da região, como em Nova Santa Rita onde mais de 100 casas foram destelhadas após fortes rajadas de ventos e Santo Antônio da Patrulha, que também registrou muitos estragos.
Para as próximas horas, os gaúchos devem se manter atentos em relação ao tempo. A MetSul Meteorologia alerta para nova rodada de tempestades e grandes acumulados de chuva neste terça-feira (14) no Rio Grande do Sul.
O acumulado de chuva registrado desde sábado (11) também fez com que a Defesa Civil gaúcha emitisse alertas para o risco de alagamento para as bacias do Rio dos Sinos, Rio Caí, Rio Gravataí, Rio Santa Maria, Rio Jacuí e outros.
Conforme a MetSul, até começo da noite desta segunda-feira (13), o Estado alcançou acumulados de chuva de 185 mm em Caçapava do Sul, 167 mm em Bagé, 159 mm em Alto Feliz, 153 mm em Porto Alegre, 152 mm em Rio Pardo, 151 mm em Cachoeira do Sul, 149 mm em Dom Pedrito, 148 mm em Viamão, e 143 mm em Canoas.
Na região de cobertura do Grupo Sinos, nesse período choveu 134 mm em Gravataí, 132 mm em Nova Petrópolis, 113 mm em Sapucaia do Sul, 109 mm em Canela e Bom Princípio, 106 mm em São Francisco de Paula e 105 mm em São Leopoldo.
Intensas áreas de instabilidade que se formam no sul do Paraguai e na província argentina de Misiones devem avançar no começo desta terça-feira para o Estado, especialmente para o noroeste e norte gaúcho. No decorrer do dia, a chuva e os temporais também atingirão Santa Catarina e Paraná.
De acordo com a Metsul, a maioria das cidades do RS escapam dos temporais. Municípios mais próximos da divisa com o estado catarinense devem ser os mais impactados pelo mau tempo. Nas demais regiões gaúchas o sol aparece com nuvens em meio a período de céu nublado. No entanto, chuva isolada e passageira não está descartada nessas localidades.
Alerta para enchentes e deslizamentos
De acordo com a MetSul, o que mais preocupa são os prognósticos para os próximos dias. Isso porque entre terça-feira e sábado (18) haverá sucessivas formações de instabilidade intensa entre a metade norte do Estado e Santa Catarina, podendo refletir em parte do Paraná.
Conforme a projeção dos especialistas, até o fim de semana o acumulado de chuva pode somar entre 150 mm e 300 mm em muitas cidades. Com isso, há possibilidade inundações e enchentes em vários rios. Segundo a MetSul, As bacias de maior risco são aquelas que cortam o Noroeste, o Norte, o Centro e o Nordeste do estado, o que inclui as bacias que cortam os vales (Taquari, Caí, Sinos e Paranhana) assim como o Jacuí e o Uruguai, além de rios menores.
Devido à persistência da chuva por vários dias, também há risco de deslizamentos de terra de encostas de morros e queda de barreiras que podem gerar bloqueios em estradas e rodovias.