Sob influência do ciclone subtropical Biguá, o domingo (15) no Rio Grande do Sul é marcado por forte ventania. O Estado está em alerta meteorológico para riscos de temporais e rajadas de vento que podem ultrapassar a marca de 100 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu 5 alertas para o território gaúcho. Um deles, classificado pela cor vermelha, que tem grau de severidade de grande perigo, avisa que o extremo sul do RS pode ter chuva intensa, com acumulado superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h.
Segundo o Inmet, nessa área há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. Esse alerta é valido até as 18 horas deste domingo.
Alertas laranjas
O Estado tem ainda dois alertas laranjas, que tem grau de severidade de perigo. Um deles é para o risco ventania intensa. O comunicado válido até as 23h59 deste domingo indica que as rajadas de vento podem atingir entre 60 km/h e 100 km/h, com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos em edificações e plantações. Esse aviso é válido para a região metropolitana de Porto Alegre, sudoeste, noroeste, centro ocidental, sudeste, nordeste e centro oriental gaúcho. Abrange também o sul catarinense.
FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Já o outro, é para chuvas intensas. De acordo com o Inmet, a região metropolitana da Capital, sudoeste e o sudeste gaúcho podem ter chuva 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. O órgão federal aponta o risco de corte de energia elétrica, queda de galho de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Essa alerta também é válido até as 23h59 deste domingo.
Alertas amarelos
Dois alertas amarelos do Inmet, que são classificados como grau de perigo potencial, também estão em vigência no território gaúcho. O primeiro é para risco de tempestade e vale até as 21 horas deste domingo. O comunicado diz que pode ter chuva de até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. No entanto, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Esse aviso abrange a região metropolitana de Porto Alegre e o nordeste gaúcho, além de áreas de Santa Catarina e do Paraná.
Veja também: Lula recebe alta hospitalar; saiba o que dizem os médicos sobre quadro do presidente
O último alerta é para chuvas intensas e tem validade até as 23h59 deste domingo. Conforme o Inmet, o acumulado de chuva pode atingir 50 mm/dia, as rajadas de vento variam de 40 a 60 km/h. É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Esse alerta abrange grande parte do território gaúcho: região metropolitana de Porto Alegre, sudoeste, noroeste, centro ocidental, sudeste, nordeste e centro oriental do Estado. Atinge também regiões de Santa Catarina e do Paraná.
LEIA TAMBÉM