INSTABILIDADE
PREVISÃO DO TEMPO: RS pode ter chuva volumosa de até 100 mm e ventos fortes nesta quinta-feira; confira
Estado tem dois alertas do Inmet para risco de temporais
Última atualização: 27/11/2024 21:13
A quarta-feira (27) foi marcada por forte calor e intensa sensação de abafamento, além da elevada umidade relativa do ar. Mesmo com muitas nuvens, algumas cidades do Rio Grande do Sul ultrapassaram a marca de 35ºC na parte da tarde, com sensação térmica próxima ou acima de 40ºC, conforme a MetSul Meteorologia.
Na região metropolitana de Porto Alegre, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) observou que a maior temperatura registrada foi em Campo Bom, onde os termômetros atingiram 35,4ºC. Porém, com a umidade, a sensação era de 38ºC no município do Vale do Sinos.
Leia mais: IMPOSTO DE RENDA: Ministro da Fazenda anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
Ainda na região, estações particulares apontaram máximas de 35,3ºC em Três Coroas e 35,1ºC em Portão. Até mesmo na Serra gaúcha foram registradas temperaturas elevadas: 34,1ºC em Serafina Corrêa; 31,6ºC em Bento Gonçalves e 30,4ºC em Canela.
A MetSul explica que com a atmosfera e umidade, áreas de instabilidade se formaram durante o dia em diferentes áreas do território gaúcho. Ainda pela manhã choveu na região Oeste do Estado e a tarde em mais localidades pelo forte aquecimento. “A chuva, como prevista, foi muito irregular e só pontos isolados tiveram precipitação mais forte”, destaca a empresa especializada em meteorologia.
Veja também: NOTA FISCAL GAÚCHA: R$ 18 mil em prêmios do sorteio de agosto ainda não foram resgatados
Entre as tardes de segunda-feira (25) e hoje, os maiores acumulados de chuva foram 118 mm em Uruguaiana, 61 mm em Quaraí, 45 mm em Alegrete, e 37 mm em Livramento. “Agora, a tendência é que a chuva aumente em cidades do Noroeste e do Norte do estado com acumulados que podem passar de 100 mm em algumas localidades”, projeta a MetSul.
Mas e como fica na quinta-feira?
A instabilidade deve persistir nesta quinta-feira no território gaúcho por causa de uma massa de ar quente e úmido de origem tropical sobre o Estado. A tendência, segundo a MetSul, é que muitas nuvens, apesar da possibilidade de abertura de sol entre elas em alguns pontos.
Confira: Inadimplentes podem limpar o nome em feirão de renegociação da Serasa
Os meteorologistas destacam que a instabilidade deve se concentrar mais na Fronteira Oeste, no Centro do estado e na Metade Norte. “É alto o risco de chuva forte localizada com ocasionais temporais, especialmente na Metade Norte. Mais ao Sul do estado, embora ainda possa chover em alguns locais, a instabilidade diminui e ocorrem momentos de melhoria”, pontua a MetSul.
Risco de temporais
O Inmet também alerta para o risco de temporais. O órgão federal de meteorologia emitiu dois alertas nesta quarta-feira. Um deles é classificado pela cor laranja, que indica que o grau de severidade é de perigo.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Esse aviso tem validade até o meio-dia desta quinta e indica que parte do Estado pode ter chuva de até 100 mm/dia, ventos fortes entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. A área abrangência é o noroeste, nordeste, sudoeste e centro ocidental gaúcho.
Já o outro alerta do Inmet, que também vale até o meio-dia desta quinta, é classificado pela cor amarela, que indica que o grau de severidade é de perigo potencial.
Esse comunicado tem abrangência em quase todo território gaúcho e indica que pode ter acumulado de chuva de até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 e 60 km e também queda de granizo.