abc+

ALERTA METEOROLÓGICO

PREVISÃO DO TEMPO: RS pode ter acumulado de chuva 120 mm em dois dias; veja quando

Área de baixa pressão se desloca sobre o Estado em direção ao oceano e provoca temporais com rajadas que podem atingir 80km/h e provocar queda de granizo

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 17/01/2025 às 20h:22
Publicidade

O Rio Grande do Sul enfrentou temporais isolados nesta sexta-feira (17). Em Montenegro, no Vale do Caí, a chuva intensa acompanhada de ventos fortes e queda de granizo, deixou ruas da cidade alagadas. Além disso, conforme a Defesa Civil municipal, 48 casas ficaram destelhadas, 12 postes elétricos caíram e 28 árvores caíram sobre vias. 

 RS pode ter acumulado de chuva 120 mm em dois dias | abc+



RS pode ter acumulado de chuva 120 mm em dois dias

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

A Sala de Situação, vinculada à Defesa Civil do Estado, no fim da tarde desta sexta emitiu um alerta com áreas de risco meteorológico entre domingo (19) e segunda-feira (20). De acordo com o órgão, os acumulados poderão variar entre 40 mm e 80 mm na região sul, Campanha, Oeste, Centro, Costa Doce, Nordeste, Norte, Litoral Sul e Médio. Já na região Sul e no Extremo Sul pontualmente pode atingir 120 mm nesse curto período. 

Leia mais: Corpo de pescador desaparecido é encontrado no mar e SC confirma primeira morte em função das chuvas

O prognóstico indica que no domingo, uma área de baixa pressão se desloca sobre o Estado em direção ao Oceano e provocará instabilidade com chuva moderada a forte acompanhada de descargas elétricas, temporais intensos cpom queda de granizo e rajadas de vento forte em áreas do Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões, Noroeste e Nordeste.

Neste dia, os volumes de precipitaçãovariam de 25 a 50 mm/dia, podendo alcançar até 70 mm/dia em pontos isolados. As rajadas de vento devem ficar entre 60 e 80 km/h, podendo superar pontualmente os 80 km/h junto às instabilidades.

Segundo a previsão da Sala de Situação, na madrugada da segunda-feira, a área de baixa pressão seguirá se descocando em direção ao oceano, provocando mais temporais intensos com chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento forte e eventual queda de granizo en parte do território gaúcho. 

Veja também: 23 plantas que as moscas odeiam: tenha uma delas em casa e mande para longe essa praga

Os acumulados de chuva variam entre 20 e 50 mm/dia na região metropolitana de Porto Alegre, Vales, Campanha, Costa Doce, centro, Norte, Nordeste, Litotal médio e norte. No Sul,  os acumulados devem ser maiores, ficando entre 50 e 80mm/dia, podendo atingir pontualmente os 100 mm/dia em áreas do Extremo Sul gaúcho. 

As rajadas de vento serão intensas, entre 60 e 80 km/h, podendo chegar aos 100 km/h associadas às instabilidades. 

Recomendações 

Diante desse cenário, a Defesa Civil gaúcha orienta para que a população feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança.

Além disso, o órgão recomenda que a Defesa Civil local seja consultada para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Em caso de emergência a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou Brigada Militar (190). 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade