abc+

APÓS ONDA DE CALOR

PREVISÃO DO TEMPO: RS deve ter sequência de dias chuvosos e com temporais; saiba mais

Mudança de tempo ocorre após Estado ter dia com temperaturas escaldantes

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 14/03/2024 às 21h:59 Última atualização: 14/03/2024 às 21h:59
Publicidade

Com o fim do verão se aproximando e com a passagem da onda de calor, o tempo no Rio Grande do Sul começa a mudar. A previsão, segundo a MetSul Meteorologia, é que o Estado passe agora por uma longa sequência de dias de forte instabilidade.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Temporal | abc+



Temporal

Foto: João Sormani/Especial

O cenário deve persistir até a metade da próxima semana, com alta frequência de chuva e temporais isolados pelo território gaúcho.

Essa mudança de tempo ocorre justamente depois de uma quinta-feira (14) escaldante, quando a onda de calor que atinge o Estado chegou ao seu pico. Conforme a estação convencional de Porto Alegre, a cidade registrou hoje a maior temperatura do verão, com 37,1°C. Anteriormente, a maior marcação havia sido há exatos dois meses, no dia 14 de janeiro, com 36,5°C. Contudo, dados da estação automática, no mesmo local do Jardim Botânico, apontam que a capital teve dias mais quentes que hoje neste verão.

Em Campo Bom, os termômetros chegaram a 37,7°C nesta quinta, e em Parobé, a 38°C. Ainda, estações particulares indicaram marcas de 38°C a 39°C nos vales, no Oeste e no Noroeste gaúcho.

Já para a sexta-feira (15), é esperado que o sol apareça com nuvens, com aumento da nebulosidade. A chuva está prevista, principalmente, para as regiões Oeste, Centro e Sul, onde haverá risco de temporais isolados. Na metade Norte do Estado a chuva vai aparecer de forma bastante isolada. 

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Outros pontos do Estado, no entanto, terão menor instabilidade, e nas cidades mais ao Norte sequer deve chover. Nessas áreas, o calor e a sensação de abafamento deve persistir, ainda que não igual ao registrado nesta quinta-feira.

Sequência de dias chuvosos

Mas, até a metade da próxima semana, uma massa de ar quente, úmida e extremamente instável, que atua desde o começo desta semana no Uruguai e na Argentina – com chuva forte e temporais com raios, granizo e vento -, passa a influenciar o tempo no Estado.

As condições estarão propícias para chuva localmente forte e tempestades isoladas por, pelo menos, seis dias seguidos, quando poderá, inclusive, ocorrer vendavais e queda de granizo em alguns pontos. “Não choverá o tempo todo e vão ser registrados momentos de melhoria com aberturas e abafamento”, destaca Estael Sias, meteorologista da MetSul.

Além disso, ainda que todas as áreas do Estado sejam de risco durante os próximos dias, não há previsão de temporais para todas as cidades gaúchas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade