PROJEÇÕES

PREVISÃO DO TEMPO: RS deve registrar 200 milímetros de chuva nos próximos dez dias

Chuva retorna nesta quarta-feira, após dia de sol na região metropolitana

Publicado em: 18/06/2024 21:13
Última atualização: 18/06/2024 21:18

O predomínio do tempo firme desta terça-feira (18) na região metropolitana, infelizmente, está com as horas contadas. Ainda no fim do dia, é esperado o retorno da instabilidade no território gaúcho. Essa chuva deve percorrer de norte a sul do RS, com pancadas localmente fortes.


RS deve registrar 200 mm de chuva nos próximos dez dias Foto: Pixabay

Há também dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades, sendo uma de perigo e outra de perigo potencial para diferentes regiões. Pode haver queda de granizo. A Sala de Situação do Estado indicava, desde a noite de segunda (17), chuva forte até quarta.

E se a população gaúcha está ansiosa para mais dias de predomínio do sol, como registrado na primeira quinzena de junho, a previsão para os próximos dez dias é desanimadora. Conforme a MetSul Meteorologia, as projeções indicam que as precipitações para o período tendem a se concentrar nos extremos sul e norte do País.

 

Enquanto que na maior parte do Brasil, os acumulados serão baixos ou escassos, os volumes serão altos em estados como o Rio Grande do Sul, o Amapá e Roraima. Em Goiás e na maior parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, o tempo seco prossegue e agrava a crise das queimadas.

O que esperar da chuva para o Rio Grande do Sul

Entre os três estados do Sul do Brasil, o Paraná terá os menores acumulados, cenário diferente do que pode ser visto no RS e em parte de Santa Catarina.

No território gaúcho, muito prejudicado pela catástrofe de maio e que já registrou volumes elevados desde domingo (16)com mais de 150 mm em 24 horas –, os maiores acumulados devem ocorrer principalmente na metade norte, com volumes altos a muito altos, visto que vários destes próximos dez dias devem ser chuvosos.

As projeções dos meteorologistas indicam que os acumulados devem ficar entre 100 mm e 200 mm em muitas cidades da metade norte. Consequentemente, os rios que cortam a região "seguirão com seus níveis acima a muito acima do normal".

Veja a projeção de 18 a 28 de junho


Projeção de chuva entre 18 e 28 de junho Foto: Reprodução/MetSul

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas