A quarta-feira (10) no Rio Grande do Sul começou chuvosa e com temperaturas baixas, seguindo gelada até o fim do dia. Por conta da baixa pressão da Costa, que puxa ar gelado pelo oeste e sul, e ar relativamente mais quente na pelo norte e nordeste, conforme explica a MetSul Meteorologia, a temperatura máxima em São José dos Ausentes hoje foi mais alta que as de Porto Alegre e Campo Bom.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na capital os termômetros chegaram a 11°C, e em Campo Bom, a 10,4°C. Já em São José dos Ausentes, fez 11,8°C.
E o cenário gelado – e com bastante umidade – não vai mudar muito nesta quinta-feira (11). “A quinta-feira ainda será um dia de muita umidade e frio no território gaúcho. A instabilidade deverá predominar em municípios da metade norte e leste do Estado com fraca intensidade”, destaca a MetSul.
Ao amanhecer, grande parte das regiões gaúchas devem registrar mínimas abaixo dos 5°C. As menores marcas, contudo, devem acontecer no Oeste, onde há expectativa que os termômetros cheguem a -1°C. Para essa região, há também possibilidade de formação de geada.
Pela tarde, a temperatura deve subir de forma gradual, chegando a ficar entre 12 e 14°C na fronteira com a Argentina. Já na faixa norte do Estado, a máxima segue baixa e muitos municípios não devem sequer alcanças a marca dos 10°C.
Mas a madrugada mais gelada deve ocorrer na sexta-feira (13) no Oeste, na fronteira com o Uruguai, na Serra do Sudeste, na Campanha e no Sul. Essas regiões devem ter marcas perto de 0°C e abaixo em várias cidades, onde também terá geada.
“A temperatura poderá subir um pouco mais em relação a esses dias mais gelados, mas ainda abaixo do normal para a época”, pontua o site de meteorologia, indicando ainda que na sexta a instabilidade se afasta, mas ainda haverá muitas nuvens em municípios da metade Norte e Leste.
Embora o frio continue pelo território gaúcho, no decorrer do fim de semana as temperaturas começam a subir, à medida que o ar gelado começa a enfraquecer. Quem aparece nestes dias, mais uma vez, é a instabilidade, por nova área de baixa pressão. Modelos indicam que novamente as regiões do Centro, Norte e Leste deverão ter mais chuva.
LEIA TAMBÉM