RETORNO DO FRIO
PREVISÃO DO TEMPO: Rio Grande do Sul terá temperaturas negativas e geada após calor fora de época
Massa de ar frio vai fazer as temperaturas caírem nos próximos dias no Sul do Brasil; saiba o que esperar
Última atualização: 26/07/2024 06:43
O período de calor em pleno inverno chega ao fim nos próximos dias. Uma massa de ar frio vai fazer as temperaturas caírem no final deste mês no Rio Grande do Sul.
Conforme a MetSul Meteorologia, essa massa de ar frio deve avançar a partir da Argentina e do Uruguai, e alcançar todo o Sul do Brasil nos últimos dias de julho. A previsão do tempo aponta que o frio não será intenso como no final de junho e o começo deste mês, embora haja previsão de uma queda acentuada da temperatura no Sul e no Sudeste do Brasil.
LEIA MAIS: Quem eram os professores universitários vítimas de assalto a hotel no Norte do RS
Previsão de temperaturas negativas
A massa de ar frio deve ingressar no RS entre domingo e a segunda-feira, fazendo com que as mínimas e máximas fiquem menores no começo da semana após a passagem de uma frente fria que causa chuva no fim de semana. Com o frio, há chance de rajadas no Sul e no Leste do Estado na segunda. Em pontos da costa e da Lagoa dos Patos, as rajadas podem ficar perto de 70 km/h.
A primeira metade da semana que vem terá temperaturas abaixo de zero em regiões como a fronteira com o Uruguai, a Campanha, o Sul gaúcho, a Serra e Aparados.
Já faz frio no Oeste e no Sul gaúcho no começo da segunda-feira, mas as madrugadas mais frias no Sul do Brasil devem ser as de terça e quarta, quando são esperadas mínimas negativas. Em Porto Alegre e região metropolitana, o frio não será muito intenso, mas as temperaturas serão de um dígito.
As tardes não serão frias, uma vez que a influência do ar frio será de curta duração e logo o ar quente retornará ao território gaúcho.
VEJA: Peixes são encontrados mortos após transferência de lagos em Gramado; Prefeitura emite comunicado
Chance de geada
Com o tempo firme a partir de terça, há risco de geada no Sul do Brasil. Não é esperada geada generalizada como no último episódio frio, pois a incursão de frio é de menor intensidade e não haverá geada, por exemplo, em Porto Alegre ou nas praias, como se viu no final de junho.