Um novo episódio de chuva intensa atinge o Rio Grande do Sul desde a noite de quarta-feira (22). A previsão é que a instabilidade siga até a sexta-feira (24). Cidades gaúchas podem registrar acumulados de 100 milímetros em 24 horas e ventos de até 100 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuva para o RS. Dois deles são na cor laranja, que indica perigo. Um para a metade norte, válido até as 10 horas de sexta-feira. O outro para a metade sul, válido até as 18 horas desta quinta. Ambos falam sobre a chance de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
Um terceiro alerta é para a área central e sul, nas proximidades da Lagoa dos Patos. A aviso é na cor vermelha, que indica Grande Perigo para essas áreas.
? #Atenção: Previsão de tempestade, hoje (23) e amanhã (24), em áreas do PR e RS e todo o estado de Santa Catarina. O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo. pic.twitter.com/D7zO7eY16a
— INMET (@inmet_) May 23, 2024
?? #Atenção: Previsão de tempestade, hoje (22) e amanhã (23), em áreas do Rio Grande do Sul. O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
???? Confira o aviso laranja (perigo) ???? https://t.co/igiGzYg5zJ
#chuva pic.twitter.com/bDUxiXiAnm
— INMET (@inmet_) May 22, 2024
@inmet_ alerta para perigo de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia em parte do RS. O aviso é válido até as 14 horas desta quinta-feira (23).
Imagem: Inmet pic.twitter.com/pzwytMhyOs
— Jornal NH (@jornalnh) May 23, 2024
A Defesa Civil também alerta para chuva na maior parte do Estado até as 17 horas desta quinta. “Chuva intensa, com risco de alagamentos ventos fortes e descargas elétricas.”
Previsão para os próximos dias
A MetSul Meteorologia afirma que uma frente fria avança nesta quinta e traz chuva para quase todo o RS. Na sexta-feira (24) segue a chuva, que em alguns momentos pode ser forte. As rajadas de vento ficam entre 60 km/h e 80 km/h, principalmente na costa.
LEIA TAMBÉM
Ainda na sexta, uma massa de ar polar avança da Argentina e do Uruguai para o Estado, o que causa queda na temperatura. Com o vento, a sensação térmica vai ser muito baixa. O tempo fica firme no fim de semana. No sábado e no domingo, são esperadas mínimas de inverno, com registro de 8°C na Grande Porto Alegre.
- Categorias
- Tags