A chuva tomou conta do Rio Grande do Sul. Por conta do mau tempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para tempestades no Estado, válidos até o meio-dia desta terça-feira (8).
O primeiro alerta, que é laranja (perigo), abrange a Fronteira Oeste e parte do Norte gaúcho. Essas regiões podem ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O segundo alerta, que é amarelo (perigo potencial), abrange a área central do estado, parte da Campanha, do Norte, da Serra e da Grande Porto Alegre. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos entre 40 e 60 km/h e queda de granizo.
Previsão para a semana
A semana terá chuva volumosa no Sul do Brasil. O alerta da MetSul Meteorologia é para chuva frequente nesta semana no Sul do Brasil, com volumes acima de 100 mm. Os maiores acumulados são esperados em Santa Catarina e no Paraná.
LEIA TAMBÉM: BR-116: Começa obra que vai facilitar acesso à RS-239; veja detalhes
Na quarta-feira (9), ainda chove nos municípios do Norte gaúcho. Em Santa Catarina e no Paraná, é alto o risco de chuva forte e de temporais isolados. O dia será nublado na Grande Porto Alegre e a mínima será de 17°C e a máxima de 24°C.
Na quinta-feira (10), volta a chover em diversos pontos do Rio Grande do Sul entre a tarde e a noite. A instabilidade prossegue em Santa Catarina e no Paraná, onde se mantém o risco de chuva localmente forte. As temperaturas variam entre 16°C e 25°C.
Na sexta-feira, um centro de baixa pressão atua sobre o RS e traz mais instabilidade para a Região Sul. Chove em todo o território gaúcho, com chance de chuva forte. A mínima será de 17°C e a máxima de 22°C.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
No sábado, a baixa pressão estará sobre o Oceano Atlântico e vai impulsionar ar mais seco para o Sul do Brasil. Assim, é esperada uma melhora no tempo em grande parte da região, com o retorno do sol.
LEIA TAMBÉM