As pessoas adoram quando o tempo está aberto e o céu azul, sem nuvens. O sol brilha forte, trazendo um contraste ainda mais bonito, no entanto, essas condições também causam riscos à saúde.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Conforme a Metsul Meteorologia, o índice de raios ultravioletas (IUV) atingiu níveis extremos nesta quarta-feira (27) no Rio Grande do Sul. O motivo foi justamente o fato do tempo estar muito aberto e o céu claro, sem nuvens. Com isso, os raios penetram com maior facilidade na atmosfera, que está seca. A condição atual é semelhante a que ocorre em desertos, com a temperatura caindo durante a noite e subindo ao longo do dia.
O mesmo fenômeno também ocorre nesta quinta-feira (28) e os cuidados no sol devem ser redobrados. Os horários com maior incidência de raios ultravioletas intercorrem entre o final da manhã e o início da tarde.
O que são os raios ultravioleta?
Os raios ultravioletas são um tipo de radiação eletromagnética ionizante, originada pelo sol. Com alto poder de penetração nas camadas mais internas da pele. Se não fosse pela camada de ozônio, a Terra seria ainda mais atingida. No entanto, por conta da poluição, a porcentagem de proteção vem diminuindo ano a ano.
Apesar dos riscos, os raios UV serve também como elemento fototerápico, produzindo vitamina D. A atualização do IUV corrigido é possível devido ao uso de imagens de satélites meteorológicos.
Para se proteger, os especialistas recomendam o uso sem moderação do protetor solar. Os médicos explicam que a proteção deve ser renovada várias vezes ao dia, evitando assim o contato direto com os raios ultravioletas.
LEIA TAMBÉM