Os casacos precisaram ser tirados do guarda-roupa nesta terça-feira (5) no Rio Grande do Sul. Nesta manhã, temperaturas perto dos 10°C foram registradas em cidades gaúchas. Estações particulares registraram mínimas abaixo dos 10°C: 7,3°C em Pedras Altas; 9,6°C em Herval.
De acordo com dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as mínimas desta terça foram de 10,2°C em Bagé; 10,3°C em Dom Pedrito; 11,6°C em São José dos Ausentes; 12,2°C em Jaguarão; 12,6°C em Livramento e Caçapava do Sul; 12,8°C em Camaquã; 12,9°C em Canguçu; 13,0°C em São Gabriel e Cambará do Sul; 13,1°C em Rio Grande; 13,5°C em Capão do Leão; 13,8°C em Quaraí e Vacaria; e 13,9°C no Chuí.
#Mínimas: Confira as menores #temperaturas, até as 8h de hoje (5):
???? Bagé (RS): 10,2°C
???? Dom Pedrito (RS): 10,3°C
???? Bom Jardim da Serra (SC): 10,8°C
???? São José dos Ausentes (RS): 11,6°C*
???? Jaguarão (RS): 12,2°C— INMET (@inmet_) March 5, 2024
Conforme a MetSul Meteorologia, as temperaturas abaixo do normal para esta época do ano ocorrem em decorrência de uma massa de ar frio que começou a ingressar na segunda-feira no território gaúcho. Essa massa de ar frio está associada a um centro de alta pressão na província de Buenos Aires e foi impulsionada por um grande e intenso ciclone extratropical que está em alto-mar. Hoje, as máximas ficarão na casa dos 25°C e o tempo fica nublado.
Previsão de chuva para os próximos dias
A previsão do tempo indica chuva acumulados elevados nos próximos dez dias em todo o Brasil, mas principalmente no Norte e no Nordeste. Na Região Sul, chove nesta terça em áreas de Santa Catarina e do Paraná. Um novo episódio de instabilidade está previsto para o final da semana. Na soma dos dez dias, a tendência no Rio Grande do Sul é seguir chovendo com maiores acumulados no Oeste e no Norte. Na semana que vem, ao menos na primeira metade, a tendência é de redução da chuva no Sul do País.
LEIA TAMBÉM