DEFESA CIVIL
PREVISÃO DO TEMPO: Regiões do RS podem registrar até 300 milímetros de chuva nos próximos dias; veja como será a semana
Alerta foi feito pela Defesa Civil do Estado
Última atualização: 21/09/2024 21:17
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta que o acumulado de chuva pode chegar a 300 milímetros sobre as áreas da Campanha e do Sul nos próximos dias. Municípios do Vale do Sinos e da região metropolitana, contudo, receberam status de "atenção" na previsão da condição meteorológica.
Conforme o órgão, uma nova frente fria, associada a uma baixa pressão na Argentina, se aproxima do Estado pelo Uruguai na noite de domingo (22). O quadro trará chuvas fortes, temporais isolados, descargas elétricas e possível granizo ao território gaúcho. A Campanha, o Sul e a Costa Doce devem ser as regiões mais atingidas, registrando volumes de 25 a 50 milímetros por dia e rajadas de vento acima de 80 quilômetros por hora.
LEIA MAIS: Inmet emite alerta de onda de calor para parte do Brasil; cidades do RS devem ser atingidas
Na madrugada de segunda-feira (23), a previsão é de pancadas de chuva e temporais pontuais na Campanha, no Sul, na Costa Doce, na região metropolitana e no litoral sul e médio, com acumulados de 50 a 100 milímetros por dia e rajadas de vento de 40 a 75 quilômetros por hora.
A frente fria vai continuar no Oeste, na Campanha e no Sul na terça-feira (24). As chuvas podem chegar a até 110 milímetros por dia e os ventos a até 50 quilômetros por hora. Nos momentos de instabilidade, no entanto, as rajadas poderão ultrapassar os 60 quilômetros por hora. Na quarta-feira (25), o cenário deve ser parecido, mas o volume de chuva pode aumentar, chegando a 120 milímetros por dia.
VEJA TAMBÉM: Tornados mais graves dos últimos 20 anos na primavera se deram sob condições parecidas com as previstas para este ano
Já na quinta-feira (26), a frente fria vai avançar sobre o território gaúcho, com chuvas moderadas a fortes no Norte, no Nordeste, na Serra, no litoral norte, nos Vales e na região metropolitana. Os acumulados desse dia devem ficar entre 30 e 70 milímetros por dia.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil orienta que, durante as chuvas, os eletroeletrônicos sejam retirados da tomada, as portas e janelas sejam bem fechadas, e que a população busque abrigo em um local seguro, evitando atravessar alagamentos, a pé ou de carro. Em caso de emergência, ligue para 190 ou 193.