Nebulosidade cobre a Grande Porto Alegre na manhã desta terça-feira (29), mas a previsão do tempo não indica chuva nos próximos dias. O que se espera nesta semana é o retorno do vento, com rajadas de 40 km/h a 70 km/h entre a quarta e a sexta-feira (1º). Esse fenômeno conhecido como Vento de Finados é considerado bastante típico para esta época do ano.
A MetSul Meteorologia explica que um centro de alta pressão associado a uma massa de ar frio atua sobre o Oceano Atlântico, a Leste do Sul do Brasil. “Normalmente, em regra, os centros de alta pressão significam tempo firme. Quando estão sobre o oceano, entretanto, a circulação anticiclônica traz ventos do mar para o continente, o que pode levar à instabilidade atmosférica”, destaca a MetSul.
LEIA TAMBÉM: FREE FLOW: Defensoria Pública vai investigar 254 mil multas de evasão de pedágio
Assim, nesta terça-feira o Sul do Brasil terá ventos úmidos, que sopram do mar para o continente e trazem chance de chuva fraca em áreas mais próximas da costa nos três estados do Sul. A nebulosidade será maior no Leste de Santa Catarina e no Paraná.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
No Rio Grande do Sul, sol predomina com amplos períodos de céu claro em diversas regiões, especialmente na Metade Oeste. Há nebulosidade no Leste gaúcho, com chance de garoa, mas as nuvens devem se dissipar no decorrer da manhã. Hoje, a máxima será de 29°C no Vale do Sinos.
CONFIRA: TRENSURB: Homologado resultado da licitação para reconstrução das subestações de energia
De quarta a sexta, são esperadas rajadas por vezes fortes do quadrante Leste (Leste a Nordeste) na costa, região das lagoas e Porto Alegre. O vento Leste soprará mais entre a tarde e a noite. A ventania ocorre pelo contraste de temperatura e pressão entre ar mais frio e de alta pressão sobre o mar ar mais quente e de menor pressão no continente, segundo a MetSul.
LEIA TAMBÉM