Cidades do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre e municípios próximos, estão indo para o quarto dia seguido de ventos. E, apesar do vento continuar neste final de semana, não será por muito tempo.
VEJA TAMBÉM: Famílias celebram 20 anos da UTI Neonatal do Hospital Regina; veja fotos
CONFIRA: Alerta de vento no RS: Inmet emite aviso para perigo potencial em áreas do Estado
A MetSul Meteorologia explica que os ventos acontecem por conta de uma massa de ar frio, associada a um centro de alta pressão, que começaram a atuar sobre o Oceano Atlântico na metade da semana.
Se trata do vento do quadrante Leste. Em Guaíba, por exemplo, a estação do clube Jangadeiros registrou rajadas de até 63,7 km/h na última semana.
SAIBA MAIS: Primavera dos Livros promove encontros entre escritores e leitores em Novo Hamburgo
Até quando vai continuar ventando no RS?
A previsão é que o vento continue até as primeiras horas de segunda-feira (25), embora de forma moderada, de acordo com os meteorologistas.
Ele irá continuar especialmente em cidades da Grande Porto Alegre e na costa, onde atualmente há alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para intensificação dos ventos. Ele é válido até às 22 horas deste sábado (23).
Com a chegada de ar mais quente, o contraste térmico diminui. E, desta forma, o vento também, explica a MetSul.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Vento quadrante Leste
Esse tipo de vento é comum nesta época do ano, de acordo com os meteorologistas. Embora o inverno acabe, as massas de ar frio continuam avançando. Porém, a trajetória delas é marítima, diferente de quando a estação está fria.
Enquanto o ar frio avança pelo Atlântico Sul, um mais quente vem pelo continente com pareas de baixa pressão. Assim, o calor acaba sendo mais intenso em cidades a Oeste do Sul do Brasil, conforme a MetSul.
Desta forma, há um “contraste de temperatura e pressão entre o Oceano Atlântico e o continente. Sobre o mar, ar mais frio e de maior pressão atmosférica. Sobre o continente, ar mais quente e de menor pressão atmosférica.”
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE FOCADA NAS CIDADES DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Durante o dia, a temperatura aumenta mais rápido na terra do que na água, assim como a diminuição dela à noite. Desta forma, com ela se elevando, áreas terrestres ficam mais quentes do que o oceano
Então, o ar mais denso e frio se desloca para onde ele está mais quente e leve, do mar para a terra, o que ocasiona o vento.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags