Boa parte do Rio Grande do Sul está em alerta para chuva e vento pontualmente fortes neste sábado (15). O avisa engloba ainda a possibilidade de descargas elétricas e eventual queda de granizo.
O alerta tem vigência até as 19 horas e ocorre em função da chegada de uma frente fria que baixa as temperaturas e traz o retorno da precipitação, que deve seguir até, pelo menos, quinta-feira (20).
Isso ocorre em função de um bloqueio atmosférico associado ao ar seco e quente no Centro do Brasil, que, assim como em maio, vai manter a instabilidade retida por dias sobre o RS. Apesar disso, a MetSul Meteorologia afirma que os volumes não serão tão expressivos como no mês passado.
A Defesa Civil do Estado orienta que durante as chuvas, a população retire eletroeletrônicos da tomada durante os temporais, e feche bem portas e janelas. Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro.
Em caso de emergência, ligue 190/193.
Alertas do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também monitora a situação do Rio Grande do Sul. Para este sábado, há três alertas sendo dois para tempestade e um para chuva forte. Dois deles são amarelos, sendo de perigo potencial, e outro laranja, de perigo.
O laranja, que engloba a região metropolitana, o noroeste, o centro ocidental e oriental, o sudoeste, o sudeste, o nordeste e a região serrana, assim como alguns pontos de Santa Catarina, está vigente até o meio-dia de domingo (16).
LEIA TAMBÉM