Passado o início de fevereiro, mês com temperaturas extremas e muito sol, a chuva retornou ao Rio Grande do Sul nesta semana. A previsão do tempo indica que nos próximos dez dias, a partir desta terça-feira (13), o Sul do Brasil terá um aumento nos volumes de precipitação.
A MetSul Meteorologia explica que, nesta época do ano, a chuva no Brasil está associada ao calor e à umidade. Dessa forma, nuvens carregadas se formam por convecção e podem despejar altos volumes em um curto intervalo. Essas chuvas de verão não costumam ser previstas pelos modelos meteorológicos.
A frente fria que atua sobre o Sul do País trará chuva generalizada para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Após a passagem desse sistema frontal, a chuva voltará a ser menos frequente, apenas com pancadas isoladas em dias mais quentes. Na quinta-feira (15), a Grande Porto Alegre já deve registar sol entre nuvens.
Inmet emite novo alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na cor laranja, que indica perigo, na manhã desta terça. De acordo com o aviso, o Noroeste, o Norte, o Centro, a região metropolitana e o litoral norte podem ter temporais. O aviso é válido até as 10 horas de quarta-feira (14). Conforme o órgão, há risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, vento de 60-100 km/h e queda de granizo.
LEIA TAMBÉM