RISCO DE ENCHENTES
PREVISÃO DO TEMPO: Quando começa o novo episódio de chuva extrema que atingirá o Rio Grande do Sul?
Acumulados podem ser até o triplo da média histórica de chuva de novembro inteiro em apenas dez dias
Última atualização: 09/11/2023 14:42
O Sul do Brasil terá um novo episódio de chuva extrema nos próximos dias. No Rio Grande do Sul, as cidades que devem registrar volumes elevados serão as da Metade Norte gaúcha.
De acordo com a MetSul Meteorologia, os acumulados podem atingir o dobro ou o triplo da média histórica de chuva de novembro inteiro nos próximos sete a dez dias. A chuva vai intensificar entre a tarde e a noite desta sexta-feira (10). Os volumes extremos são consequência do fenômeno El Niño, que segue intensificando.
Os acumulados de chuva dos próximos dias serão devido a sequência de dias de precipitação. Até o fim da próxima semana, a MetSul diz que vai chover em todas as cidades gaúchas em todos os dias.
Porém, não se espera uma situação como a de setembro, quando em apenas 24 horas choveu 200 mm a 300 mm em vários pontos do Norte e do Nordeste gaúcho, o que causou uma catástrofe no Vale do Taquari. Também não se espera uma situação parecida com o que aconteceu com o ciclone de junho.
Ainda assim, a MetSul afirma que alguns dias terão volumes de 50 mm a 100 mm em 24 horas.
Como a chuva atingirá a região metropolitana de Porto Alegre?
Na Grande Porto Alegre, o período de maior instabilidade será entre este sábado (11) e a quarta-feira (15). A tendência é que chova todos os dias neste período.
A capital e a região metropolitana também terão volumes elevados na soma dos vários dias com registro de precipitação. O período de maior instabilidade na Grande Porto Alegre é esperado entre este sábado (11) e a quarta-feira da semana que vem (15).
Risco de enchentes e inundações
A chuva persistente por vários dias trará inundações e enchentes. As bacias de maior risco são as que passam pelas regiões Noroeste, o Norte, o Centro e o Nordeste do Estado, o que inclui as bacias que dos Vales (Taquari, Caí, Sinos e Paranhana), do Jacuí e Uruguai.
A MetSul também alerta para o risco de deslizamentos de terra em áreas de encostas de morros. Também podem acontecer quedas de barreiras que podem gerar bloqueios parciais ou totais de rodovias.