ONDA DE TEMPESTADES
PREVISÃO DO TEMPO: Qual será a rota dos temporais causados pelo ciclone que trarão ventos de até 100 km/h para o RS
Previsão do tempo indica que o ciclone provocará uma onda de tempestades entre esta quinta e a sexta-feira
Última atualização: 24/10/2024 11:41
Fortes chuvas atingirão o Rio Grande do Sul nas próximas horas. Nesta quinta-feira (24), um ciclone extratropical vai se formar e trazer temporais, com ventos de até 100 km/h. A previsão do tempo indica que o ciclone provocará uma onda de tempestades entre esta quinta e a sexta-feira (25).
A MetSul Meteorologia explica que o ciclone estará sobre o Uruguai, mas a instabilidade também alcançará o Sul do Brasil.
CONFIRA: Seis pessoas seguem internadas um dia depois de tiroteio em Novo Hamburgo
Qual será a rota do ciclone
Nesta manhã, a instabilidade ingressa pelo Oeste gaúcho. No decorrer da manhã e do começo da tarde, vai avançar rapidamente pelo Estado. Até o meio da tarde, grande parte do RS terá chuva e risco de temporais isolados.
Entre a tarde e a noite, as tempestades avançam por Santa Catarina e o Paraná, causando chuva localmente forte com ocasional queda de granizo e rajadas de vento forte. Entre hoje e amanhã, vendavais isolados são esperados.
No final da noite e na madrugada de sexta-feira, a instabilidade forte afetará parte do Mato Grosso do Sul e principalmente o estado de São Paulo.
VEJA: Atirador, pai e irmão são velados juntos em São Leopoldo
Como o ciclone afetará o RS
Conforme a MetSul, o Rio Grande do Sul é o Estado com maior risco durante o fenômeno. Todas as cidades gaúchas têm chance de temporal, mas a distribuição pode ser irregular, dependendo de local para local.
Os locais mais afetados serão onde as temperaturas sobem mais antes da chegada da instabilidade, incluindo o Noroeste, as Missões, o Alto Jacuí, o Planalto Médio, o Centro do estado, os vales, a Grande Porto Alegre, o Litoral Norte, a Serra e os Campos de Cima da Serra.
LEIA: Como um ataque traiçoeiro se transformou no maior tiroteio da história de Novo Hamburgo
Assim, é alto o risco de episódios de vendavais isolados que podem provocar queda de árvores, postes, destelhamentos e colapso de estruturas. A baixa pressão e ar quente podem provocar episódios de curta duração de chuva forte a intensa, com acumulados altos em poucas horas, o que pode provocar alagamentos e inundações repentinos.
Chuva forte, com vento e granizo, já foi registrada em cidades da Campanha, como Santana do Livramento, e do Centro, como Santa Maria, na manhã desta quinta-feira.
Alertas do Inmet e da Defesa Civil
Devido ao risco de transtornos nas próximas horas, o Instituto Nacional de Meteorologia e a Defesa Civil do Estado publicaram alertas meteorológicos. O Estado emitiu alerta para chuva e ventos intensos, bem como raios e queda de granizo na região metropolitana, Serra, Costa Doce e vales até o começo desta tarde.
Um dos comunicados do Inmet é para parte do Sul, da Grande Porto Alegre, Serra, Norte e toda a área central do RS. O alerta vermelho (grande perigo) segue vigente até as 17h30 desta quinta-feira. O órgão diz que essas regiões podem ter "chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo". Além disso, é grande o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
O Inmet publicou outros dois alertas. Um alerta laranja (perigo) é para "chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo". Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O último alerta, laranja, é para as demais áreas do RS, válido até as 23 horas. As cidades gaúchas poderão ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de até 100 km/h e queda de granizo.