A instabilidade retorna ao Rio Grande do Sul neste fim de semana depois de uma sequência de dias de céu claro. Assim, novembro já começa com chuva em algumas regiões do Estado. Novos episódios de instabilidade são esperados nos próximos dias. O chamado Vento de Finados também marcará presença.
A MetSul Meteorologia explica que a “combinação de umidade mais elevada com temperatura alta proporciona que as condições se tornem propícias para a ocorrência de temporais isolados de chuva torrencial com elevados volumes em curto intervalo, vento forte e granizo nesta época do ano”.
Nesta sexta-feira (1º), áreas de instabilidade trarão chuva para o Oeste do RS e também para pontos do Centro e do Sul gaúcho, mas o tempo firme ainda vai predominar na maior parte do Estado. Hoje as máximas serão de 33°C no Vale do Sinos e 30°C na Serra.
LEIA MAIS: Novembro terá episódios de chuva volumosa e calor excessivo no Brasil
No sábado (2), feriado de Finados, o cenário muda. Isso porque a nebulosidade vai aumentar em todas as regiões gaúchas, com possibilidade de chuva. Na Grande Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas variam entre 19°C e 33°C.
No domingo (3), apesar de o sol aparecer em muitas cidades, vão ocorrer períodos de maior nebulosidade e há maior chance de chuva, que será irregular e mal distribuída. A mínima será de 19°C e a máxima de 33°C.
CONFIRA: JOÃO COUTO: Médico consegue habeas corpus e pode sair da prisão nesta semana
“Não chove em todos os pontos. Porto Alegre e região são um caso à parte. Modelos se dividem sobre a possibilidade de chover ou não neste fim de semana na região da capital. A tendência maior é de sol e nuvens com aumento de nebulosidade e abafamento, mas não se pode afastar chuva passageira”, destaca a MetSul.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Na segunda-feira (4), grande parte das cidades terão sol, mas ainda com possibilidade de pancadas de chuva. Conforme a MetSul, há maior chance de chuva para a região de Porto Alegre e também para o Litoral Norte na segunda-feira do que no fim de semana. Desta forma, regiões que permanecerem sem chuva no sábado e no domingo, poderão ter precipitação na segunda.
LEIA TAMBÉM