O Rio Grande do Sul volta a sofrer com volumes altos de chuva nos primeiros dias de outubro. De acordo com a Metsul Meteorologia, o responsável é o fenômeno El Niño, que impactou o Estado gaúcho durante o mês de setembro, com máximas históricas de precipitação e volumes de 500 a 700 milímetros em apenas 30 dias.
Nos primeiros dez dias do mês, chuvas com volumes altos irão atingir a metade Norte gaúcha nas áreas mais ao Norte e próximas da divisa de Santa Catarina, como no Médio e Alto Uruguai e em municípios do Norte dos Campos de Cima da Serra, alerta a MetSul.
A chuva terá maior volume em dois momentos. Começando durante a primeira metade desta semana, quando uma frente fria se organiza quando uma área de baixa pressão avança do Nordeste da Argentina para o Sul do Brasil. Na terça-feira (3), várias regiões gaúchas sofrem com temporais e a instabilidade aumenta na quarta-feira (4) para os três estados do Sul do Brasil.
No segundo momento, já na sexta-feira (6), a instabilidade aumenta em Santa Catarina e no Paraná. Nos estados paranaense e catarinense, é esperado que a chuva caia excessiva e espaçadamente em grande parte dos territórios. A MetSul alerta para a elevação dos rios e, consequentemente, enchentes.