Os próximos dias serão de calor e terão jeito de verão nas cidades gaúchas. Nesta quinta-feira (13), o sol predomina e as máximas ficarão acima dos 30°C à tarde. O tempo seguirá firme na sexta-feira (14), mas a instabilidade volta a tomar conta do Rio Grande do Sul no fim de semana. O inverno, que começa no dia 21, chegará poucos dias depois o episódio de calor atípico.
As temperaturas acima do normal para junho são causadas por uma massa de ar quente que cobre uma extensa área da América do Sul. A sexta-feira será o dia mais quente desta onda de calor no RS. Na Grande Porto Alegre, pode fazer entre 31°C a 33°C.
Quando volta a chover no RS?
Após dois dias de sol e calor, a MetSul Meteorologia afirma que o Estado terá um longo período de chuva a partir deste sábado (15). No fim do dia, o tempo começa a mudar. A precipitação inicia no extremo Sul.
A MetSul explica que “uma frente fria acompanhada de área de baixa pressão” avança pelo Estado no sábado. O sol chegue a aparecer entre nuvens em algumas cidades.Porém, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia. Os volumes não devem ser altos.
No domingo, a chuva seguirá e será mais fortes, com volumes que podem ultrapassar 50 mm entre o Centro e o Norte do RS. A MetSul destaca que a chuva do fim de semana “não será uma repetição do visto no final de abril e em maio”. A precipitação até pode causar transtornos como alagamentos pontuais, mas não será suficiente para causar novas enchentes.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags