O calor deve se intensificar na metade desta semana, com marcas acima dos 30 graus no RS. Na sexta-feira (14), exatamente uma semana antes da chegada oficial do inverno, está previsto o pico de calor dos próximos dias. Segundo a MetSul Meteorologia, além da temperatura elevada, os dias devem ser de sol e nuvens na maior parte da semana no Estado.
Nesta segunda, a massa de ar quente atua com maior efeito na Metade Norte gaúcha.
O calor segue, mas com máximas acima de 30 graus em algumas cidades na terça. As marcas ficam agradáveis na maior parte do território gaúcho.
- Laudo meteorológico gratuito está disponível para atingidos pela enchente do RS; veja como solicitar
“Corrente de jato em baixos níveis faz com que a massa de ar quente volte e a tomar conta de todo o estado” na quarta-feira, afirma a MetSul. Neste dia, o calor terá máximas acima de 30 graus em alguns municípios.
Na quinta-feira fica muito quente para junho, efeito da corrente de jato que “se reforça sobre o Estado com vento do quadrante Norte moderado com ocasionais rajadas em algumas cidades”.
A massa de ar quente ganha força na sexta-feira com “quadro pré-frontal”, afirmam os meteorologistas. Na ocasião, várias cidades terão calor fora do padrão da época do ano e a tarde será a mais quente da semana.
A MetSul destaca que em Porto Alegre e em cidades da região metropolitana as marcas generalizadas ficam entre 30 e 33 graus. No final do dia, o tempo vira com chuva no extremo Sul gaúcho.
O sol com nuvens aparece na maioria das regiões no sábado, mas o tempo fica instável principalmente no Oeste, no Centro e no Sul do RS.
Apesar da chuva, “não há indicativo de volumes excessivos de chuva”, segundo a empresa.
LEIA TAMBÉM