A chuva atinge todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (26), com risco de alagamentos, vento, granizo e volumes altos no decorrer do dia. Por conta do mau tempo, a Defesa Civil do Estado e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas.
A onda de temporais que atinge o RS já causou diversos transtornos, principalmente na Metade Sul gaúcha. Nesta quarta-feira (25), uma microexplosão foi registrada em Camaquã, na Costa Doce, e causou estragos como queda de árvores, postes e destelhamento de casas.
Os maiores acumulados de chuva desde maio também estão sendo registrados, em alguma cidades gaúchas mais de 200 mm foram registrados em quatro dias, superando a média do mês de setembro em curto período de tempo.
LEIA TAMBÉM: Quinta-feira tem alto risco para temporais e alagamentos no RS, alerta MetSul
Alertas do Inmet
O Inmet emitiu alertas para riscos de temporais no território gaúcho. O mais grave é classificado pela cor vermelha, que indica grande perigo. Conforme o comunicado, que tem validade até meio-dia desta quinta-feira, a região central e parte do Sul podem ter chuva acima de 100 mm/dia, alagamentos e transbordamentos de rios, e ainda, deslizamentos de encostas.
Um segundo alerta, na cor laranja (perigo), abrange uma área maior: parte da Grande Porto Alegre, Centro do RS, Campanha, Fronteira Oeste e Sul. Nessas áreas, a chuva pode chegar a 100 mm/dia, om ventos de até 100 km/h e queda de granizo. O aviso é válido até o meio-dia.
ENTENDA: MICROEXPLOSÃO: O que é o fenômeno que atingiu cidade do Rio Grande do Sul
Um terceiro alerta do Inmet é para o Norte gaúcho, que inclui a Serra e a divisa com Santa Catarina. O alerta laranja é para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de 60 a100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso é válido até o meio-dia.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Alertas da Defesa Civil
Já a Defesa Civil estadual alerta para tempestades até as 10 horas desta quinta-feira, quando a situação deve ser atualizada pelas autoridades.
A Defesa avisa que a Grande Porto Alegre, parte da Serra gaúcha e da região central do RS podem ter chuva e ventos fortes com raios, granizo e alagamentos
“Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança. Não atravesse áreas inundadas ou alagadas a pé ou de carro. A água pode esconder riscos como buracos, bueiros abertos e correnteza.”
Emergência
Em caso de emergência a recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros (193), Brigada Militar (190) ou procurar pela Defesa Civil da sua cidade.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags