A maioria das cidades gaúchas já tiveram pancadas de chuva nesta sexta-feira (8). A tendência é que a instabilidade ganhe força nas próximas horas, com risco de precipitação volumosa.
Conforme a MetSul Meteorologia, a chuva atinge mais áreas do Estado nesta tarde, com risco de transtornos como alagamentos e inundações repentinas.
Entre a tarde de quinta e a manhã desta sexta, já choveu em diversas cidades gaúchas, com volumes de 89 mm em Santo Augusto, 67 mm em Caçapava do Sul, 47 mm em Palmeira das Missões e 46 mm em Erechim.
Em Porto Alegre, pequenos transtornos foram registrados pela manhã, como alagamento na Avenida Voluntários da Pátria junto à Ponte do Guaíba e na Avenida São Pedro, entre a Paraná e a Ceará. Até o fim da manhã, choveu 25 mm na capital.
Previsão de chuva para as próximas horas
Devido ao calor, nuvens mais carregadas podem se formar entre a tarde e a noite desta sexta no Sul do Brasil. Segundo a MetSul, algumas pancadas podem ser torrenciais e gerar alagamentos ou inundações.
Entre a tarde e a noite desta sexta, aumenta o risco de temporais isolados com vento forte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para todo o Sul do País, na cor laranja, que segue vigente até as 23h59. Conforme o Inmet, até o fim da sexta-feira, as cidades gaúchas podem ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
?? #Atenção: Previsão de tempestade, amanhã (9), em todo o PR, RS e SC. O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
???? Confira o aviso laranja ???? https://t.co/cJYqj3tJr0#chuva #tempestade #previsão pic.twitter.com/5fKlG6M0z5
— INMET (@inmet_) March 8, 2024
No sábado (9), o tempo seguirá instável e haverá pancadas de chuva, que podem ser fortes em alguns pontos. Como o tempo estará mais quente, com máximas acima dos 30°C, são esperados temporais, com possibilidade de queda de granizo.
LEIA TAMBÉM