abc+

ALERTA DE CHUVA

PREVISÃO DO TEMPO: Onda de temporais vai atingir o Rio Grande do Sul no fim de semana

Há possibilidade de tempestades com ventania em pontos do Sul do País nos próximos dias

Kassiane Michel
Publicado em: 07/03/2024 às 15h:17 Última atualização: 07/03/2024 às 15h:22
Publicidade

A previsão é de chuva neste fim de semana no Rio Grande do Sul. O tempo severo deverá atingir o Estado principalmente entre a sexta-feira (8) e o sábado (9). 

PREVISÃO DO TEMPO: Onda de temporais vai atingir o Rio Grande do Sul no fim de semana | abc+



PREVISÃO DO TEMPO: Onda de temporais vai atingir o Rio Grande do Sul no fim de semana

Foto: Twitter MetSul/Reprodução

O alerta da MetSul Meteorologia é para a possibilidade de tempestades com ventania e chuva localmente forte em alguns pontos do Sul do País. 

Entre a sexta e o sábado, é elevado o risco de temporais, como também alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu dois avisos amarelos para o RS. Ambos preveem chuva de 50 milímetros (mm) em 24 horas, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo na sexta-feira.

O tempo já fica instável em parte do RS entre a tarde e a noite desta quinta-feira (7) e chove em pontos do Oeste, Noroeste e o Norte.

Conforme a MetSul, uma corrente de jato, que é um corredor de vento na baixa atmosfera, vai trazer ar mais quente para o Rio Grande do Sul na sexta e no sábado. Com o fluxo de ar quente, a instabilidade receberá energia para a formação de tempestades. A chuva mais forte deve acontecer entre a tarde e a noite tanto na sexta quanto no sábado.

Todas aa regiões do Estado poderão ter chuva no fim de semana. Porém, os volumes vão variar de uma localidade para outra. O que se antecipa é que haverá vários pontos em que as precipitações podem ser localmente intensas com acumulados elevados em um curto período. A MetSul prevê que os maiores acumulados serão nas Metades Oeste, no Centro e da Metade Norte, com volumes acima de 50 mm em muitas cidades e acumulados pontuais até de 100 mm a 150 mm.

Além da chuva volumosa, pode ser registrado vento forte em diferentes locais, inclusive com risco de rajadas acima de 100 km/h. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade