A previsão é de chuva neste fim de semana no Rio Grande do Sul. O tempo severo deverá atingir o Estado principalmente entre a sexta-feira (8) e o sábado (9).
O alerta da MetSul Meteorologia é para a possibilidade de tempestades com ventania e chuva localmente forte em alguns pontos do Sul do País.
Entre a sexta e o sábado, é elevado o risco de temporais, como também alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu dois avisos amarelos para o RS. Ambos preveem chuva de 50 milímetros (mm) em 24 horas, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo na sexta-feira.
?? #Atenção: Previsão de tempestade, amanhã (8), em áreas do RS e SC. O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo.
???? Confira o aviso amarelo ???? https://t.co/73f7QGN1Hr#chuva #vento #previsão pic.twitter.com/AJp6qDTpdq
— INMET (@inmet_) March 7, 2024
?? #Atenção: Previsão de tempestade, hoje (7) e amanhã (8), em áreas do PR, SC e RS. O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo.
???? Confira o aviso amarelo ???? https://t.co/j64nVVOeMF#chuva #vento #previsão pic.twitter.com/dL8pf8QidJ
— INMET (@inmet_) March 7, 2024
O tempo já fica instável em parte do RS entre a tarde e a noite desta quinta-feira (7) e chove em pontos do Oeste, Noroeste e o Norte.
Conforme a MetSul, uma corrente de jato, que é um corredor de vento na baixa atmosfera, vai trazer ar mais quente para o Rio Grande do Sul na sexta e no sábado. Com o fluxo de ar quente, a instabilidade receberá energia para a formação de tempestades. A chuva mais forte deve acontecer entre a tarde e a noite tanto na sexta quanto no sábado.
Todas aa regiões do Estado poderão ter chuva no fim de semana. Porém, os volumes vão variar de uma localidade para outra. O que se antecipa é que haverá vários pontos em que as precipitações podem ser localmente intensas com acumulados elevados em um curto período. A MetSul prevê que os maiores acumulados serão nas Metades Oeste, no Centro e da Metade Norte, com volumes acima de 50 mm em muitas cidades e acumulados pontuais até de 100 mm a 150 mm.
Além da chuva volumosa, pode ser registrado vento forte em diferentes locais, inclusive com risco de rajadas acima de 100 km/h.
LEIA TAMBÉM