A forte instabilidade seguirá sobre o Rio Grande do Sul nos próximos dias. A previsão é que a onda de tempestades intensifique entre esta quarta-feira (25) e a quinta-feira (26), quando temporais atingirão todas as regiões do Estado.
No Oeste e no Sul gaúcho, onde a chuva volumosa já causa transtornos como ruas alagadas, falta de luz e destelhamentos, a MetSul Meteorologia alerta para agravamento da situação com piora dos alagamentos e inundações.
De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre o domingo e o fim da tarde de terça-feira choveu 122 mm em Camaquã, 120 mm em Capão do Leão, 119 mm na cidade do Rio Grande, 110 mm em Canguçu, 100 mm em Jaguarão, 94 mm em Dom Pedrito, 93 mm em Santana do Livramento, 91 mm em Bagé, 74 mm em Encruzilhada do Sul e 59 mm em Quaraí.
LEIA TAMBÉM: Médico preso por atropelamento com morte na RS-239 já foi candidato a prefeito e vereador
A MetSul projeta que, entre esta quarta e a quinta, os acumulados de chuva na Metade Sul possam ficar entre 100 mm a 200 mm em vários pontos. A área entre Pelotas, São Lourenço do Sul e Camaquã deve ser a mais afetada.
Os temporais são causados por uma frente semi-estacionária, que faz com que a instabilidade se concentre em uma única região por dias seguidos. Essa frente passa à condição de frente fria hoje e começa a se deslocar lentamente de Sul para Norte, trazendo mais chuva forte, raios, vento e granizo para todo o território gaúcho. A instabilidade avança e atinge a maioria das cidades até o fim do dia.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Na quinta-feira, a onda de tempestades segue com chuva forte e temporais em várias regiões. Há risco de alagamentos inclusive na área de Porto Alegre. Na sexta-feira (27), segue a possibilidade de chuva. Entre a tarde e a noite, o tempo melhora.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags