INSTABILIDADE
PREVISÃO DO TEMPO: Onda de tempestades com fortes rajadas de vento atinge o RS nas próximas horas; veja alertas do Inmet
Previsão do tempo indica que o ciclone provocará uma onda de tempestades entre esta quinta e a sexta-feira
Última atualização: 24/10/2024 07:49
O abafamento dos últimos dias já indicava que a chuva estava a caminho do Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (24), um ciclone extratropical vai se formar e trazer temporais, com fortes ventos. A previsão do tempo indica que o ciclone provocará uma onda de tempestades entre esta quinta e a sexta-feira (25).
A MetSul Meteorologia explica que o ciclone estará sobre o Uruguai, mas a instabilidade também alcançará o Sul do Brasil.
Devido ao risco de transtornos nas próximas horas, a Defesa Civil do Estado e o Instituto Nacional de Meteorologia publicaram alertas meteorológicos. Em um vídeo nas redes sociais, o governador Eduardo Leite diz que o RS terá "tempestades severas" nesta quinta.
Um dos comunicados do Inmet é para parte do Sul, da Grande Porto Alegre, Serra, Norte e toda a área central do RS. O alerta vermelho (grande perigo) segue vigente até as 17h30 desta quinta-feira. O órgão diz que essas regiões podem ter "chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo". Além disso, é grandeo risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
O Inmet publicou outros três alertas, um amarelo (perigo potencial), para a Serra gaúcha e parte de Santa Catarina, área que pode ter chuva, vento e granizo. O alerta é válido até as 9 horas desta quinta. Entre as 9 horas e o meiodia, a mesma área está em um alerta laranja (perigo), para "chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo". Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O último alerta, laranja, é para as demais áreas do RS, válido até as 23 horas. As cidades gaúchas poderão ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de até 100 km/h e queda de granizo.