TEMPERATURAS ELEVADAS

PREVISÃO DO TEMPO: Onda de calor e risco de tempestades com granizo nos próximos dias no RS

MetSul prevê que os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm na soma dos próximos sete dias

Publicado em: 16/08/2024 14:38
Última atualização: 16/08/2024 14:40

O frio dá uma trégua e o Rio Grande do Sul terá tardes quentes nos próximos dias. Onde mais esquenta é no Norte do Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para uma onda de calor que atinge parte do RS e outros estados brasileiros. Com as temperaturas elevadas, há possibilidade de tempestades com granizo nos próximos dias.


PREVISÃO DO TEMPO: Onda de calor e risco de tempestades com granizo nos próximos dias no RS Foto: Paulo Pires/GES

A MetSul Meteorologia diz que o período será favorável à ocorrência de episódios de chuva forte com raios e risco de temporais isolados de vento e queda de granizo. A instabilidade seguirá até a semana que vem e afetará, principalmente, o Oeste, a Campanha e o Sul gaúcho.

"Uma bolha de calor se forma no Centro-Oeste do Brasil e se instala no final desta semana uma onda de calor que vai afetar todas as regiões do país, e que tende a se intensificar na semana que vem sob um padrão de bloqueio atmosférico com temperaturas de até 40ºC a 43ºC no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul", explica a meteorologista Estael Sias.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Fumaça das queimadas na Amazônia cobre a Grande Porto Alegre; entenda o fenômeno

Cidades do Noroeste do RS podem registrar máximas entre 32ºC e 35ºC na primeira metade da próxima semana. Ao avançar sobre a atmosfera, ar quente vai promover uma frente quente. Essa frente ficará sobre o Oeste, o Sul gaúcho e o Uruguai no fim de semana e no começo da semana que vem, gerando instabilidade frequente nessas áreas.

CONFIRA: Novos episódios de frio? Confira como será o restante do inverno no Rio Grande do Sul 

Quando chega a chuva?

No final do dia desta sexta-feira (16), não é descartada chuva isolada no Sul do RS. No sábado (17) chuva isolada atinge pontos do Oeste, Centro, Sul e do Leste gaúcho, com possibilidade de alcançar a Grande Porto Alegre.

Já no domingo (18), haverá instabilidade no Leste e no Sul gaúcho entre a tarde e a noite. Na segunda-feira (19), à medida que ar quente avança sobre o Rio Grande do Sul, a frente quente já quase estacionária se reforça sobre o Uruguai e o Sul gaúcho, onde ocorrem pancadas isoladas de chuva. No restante da semana, segue a possibilidade de tempestades.

A MetSul prevê que os acumulados podem ultrapassar 100 mm na soma dos próximos sete dias. Em algumas localidades, a precipitação no período devem ser até maior com marcas de 150 mm a 200 mm.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas