abc+

INSTABILIDADE

PREVISÃO DO TEMPO: O que vem depois do pico da onda de calor no Rio Grande do Sul

Dia já começou com mínimas acima de 20°C na maior parte das cidades gaúchas, temperatura alta para os padrões de setembro

Kassiane Michel
Publicado em: 11/09/2024 às 07h:27 Última atualização: 11/09/2024 às 08h:06
Publicidade

A forte névoa da manhã desta quarta-feira (11) deixa os gaúchos em dúvida: é fumaça ou neblina? A verdade é que há um pouco dos dois. A previsão do tempo já indicava que o dia seria nublado. Assim, o sol deve aparecer entre muitas nuvens nesta quarta na Grande Porto Alegre.

Sol aparece em meio a névoa na manhã desta quarta-feira | abc+



Sol aparece em meio a névoa na manhã desta quarta-feira

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

A chuva retorna ao Estado nos próximos dias, mas só depois do pico da onda de calor: que será nesta tarde, com marcas próximas de 37°C na região metropolitana e acima na Metade Norte.

A MetSul Meteorologia explica que a massa de ar quente que há dias deixa o tempo abafado no Rio Grande do Sul vai atingir força máxima nesta quarta. O calor intensifica devido a uma corrente de vento nos baixos níveis da atmosfera, que vai acelerar na direção do Estado.

Amanhecer em Novo Hamburgo sob efeito das queimadas | abc+



Amanhecer em Novo Hamburgo sob efeito das queimadas

Foto: GES

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

O dia já começou com mínimas acima de 20°C na maior parte do RS. As temperaturas altas para setembro são acompanhadas por vento Norte/Noroeste, com rajadas moderadas e pontualmente fortes durante o dia. O ar quente traz mais fumaça e favorece densa camada de fuligem, com expectativa de mais um dia de baixa qualidade do ar.

LEIA TAMBÉM: Entenda o impacto da fumaça das queimadas à saúde e confira alerta de pneumologista

Quando chove no RS?

Pode chover a partir de quinta-feira (12) no Sul do Brasil. A chuva atinge os três estados da região na próxima semana, com acumulados  que podem superar 50 mm. A precipitação será causada por uma frente fria e a chuva deve ocorrer no período entre quinta-feira e o fim de semana, iniciando-se pelo Rio Grande do Sul e depois chegando a Santa Catarina e Paraná.

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade