O domingo (18) começou com sol na Serra gaúcha e também na região metropolitana. O tempo fica firme um dia depois de Canela registrar o volume de chuva esperada para todo o mês em apenas duas horas. O episódio de chuva causou alagamentos.
A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que está no aeroporto do município, registrou precipitação de 129 mm. O volume é praticamente a média do mês inteiro de chuva. Entre as 13 e as 14 horas, choveu 62,4 mm, cerca de metade da média histórica do mês inteiro em tão-somente uma hora. Na hora seguinte, a estação registrou mais 45,4 mm. E na hora posterior outros 4 mm.
A chuva foi irregular, como pode ser observado ao verificar os dados de Gramado, que teve um acumulado de apenas 11,8 mm na estação perto do Snowland.
A MetSul Meteorologia afirma que o sol seguirá entre nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul neste domingo. Porém, no Norte e na Metade Leste gaúcha podem ocorrer momentos de maior nebulosidade. Ainda há possibilidade de chuva localizada, mas esses episódios são irregulares e não atingem todas as cidades. No Leste, incluindo a Grande Porto Alegre e a Serra, existe maior risco de pancadas de chuva. Na região, o vento sopra de forma moderada.
Além disso, há um alerta amarelo do Inmet para o risco de chuva na Serra gaúcha. O aviso é válido até as 19 horas de domingo e diz que há chance de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.
LEIA TAMBÉM