Uma frente fria está avançando pelo Rio Grande do Sul neste final de semana, de acordo com a MetSul Meteorologia. O começo deste sábado (27) foi de temperaturas mais quentes em algumas cidades, mas as coisas podem mudar.
Um ar seco e quente, vindo do Nordeste da Argentina, acabou formando uma “frente quente” que avançou do Norte ao Sul do RS, nesta sexta-feira (26), conforme os meteorologistas.
Neste sábado, uma frente fria será impulsionada no caminho inverso, do Sul ao Norte do Estado, mudando as temperaturas gaúchas, após uma manhã abafada.
Os locais que terão maior influência da frente fria serão do Centro para o Sul do RS, conforme os modelos de projeção do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), informados pela MetSul.
Temporais isolados
Com o avanço dessa frente fria, o final de semana promete ser de fortes chuvas na maioria das regiões, com risco de temporais isolados.
Ainda, há quatro alertas para chuvas fortes e tempestades no Estado, do Inmet e da Defesa Civil, que valem até 18 horas e 23h59 deste sábado.
Em Porto Alegre, o sábado começou com tempo abafado, mas a nebulosidade irá aumentar com a chegada da frente. Tanto na capital, quanto na região metropolitana, pode chover forte a partir do meio da tarde de sábado até o começo de domingo (28), atingindo volumes altos.
Em Novo Hamburgo, chuvas isoladas e rápidas atingiram a cidade, que ficou com o céu coberto de nuvens de instabilidade seguido de céu praticamente limpo e claro, durante a tarde deste sábado.
O caminho da frente fria:
Madrugada e manhã
Durante a madrugada e manhã, essa frente levou chuva para pontos das regiões Oeste, Campanha e Sul, principalmente nas cidades próximas da fronteira com o Uruguai.
Nesses locais, é alto o risco de alagamentos e outros transtornos por conta das chuvas “com volumes excessivos em curto período”, afirma a MetSul. “Há chance de temporais localizados com raios, vento e granizo.”
Da tarde para a noite
Do período da tarde até a noite deste sábado, a frente irá para o Centro e Norte do RS, onde encontra calor e vento. As rajadas, no entanto, podem acabar elevando as temperaturas de 33ºC até 35ºC nos Vales, por conta do efeito relevo.
LEIA TAMBÉM
Já na segunda metade do dia, a frente fria encontra o ar quente enquanto está em deslocamento, gerando nuvens carregadas que podem provocar chuvas e temporais isolados. Ainda, não podem ser descartados os riscos de granizo e vendavais localizados.
Queda nas temperaturas
As temperaturas também irão sofrer uma queda com o ingresso do ar mais frio junto com a frente fria, que divide também a massa de ar quente com a instabilidade.
Assim, nas regiões da fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Sul, o sábado pode terminar com temperaturas entre os 13ºC e os 14ºC.
O amanhecer de domingo será de marcas baixas, ficando ao redor dos 10°C também na Campanha, além da Serra e Sudeste. Em alguns pontos do Centro, Oeste e Sul, o tempo ameno pode chegar a ficar frio.
No Norte e Nordeste, entretanto, as temperaturas podem até refrescar, “mas o efeito do ar frio será pequeno”, afirmam os meteorologistas.
Próxima semana
Durante a próxima semana, o RS ficará entre um ar mais frio ao Sul e uma massa de ar quente poderosa, que estará sobre o Brasil.
Por estar na chamada “zona de transição” entre os dois ares, conforme a MetSul, a instabilidade será frequente no Estado, com expectativa de chuvas.
- Categorias
- Tags