Há cerca de uma semana, gaúchos percebem as temperaturas abaixo do normal para o verão. A situação não é restrita ao Rio Grande do Sul, moradores de outros estados da região Sul e do Sudeste também são afetados pelo fenômeno.
A explicação, segundo a MetSul Meteorologia, é a existência de uma baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera, um vórtice ciclônico ou “baixa fria”, “aprisionando” ar mais frio em altitude sobre o Sul do Brasil há vários dias com uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão a Leste do Uruguai.
Os meteorologistas preveem que a “‘baixa fria’ seguirá ainda por alguns dias na região Sul do Brasil, mantendo a temperatura abaixo do normal”.
Pancadas de chuva
A empresa ainda destaca que pancadas de chuva no domingo e na segunda devem contribuir para evitar maior aquecimento. “Embora no decorrer da semana que vem se espere que a temperatura entre em elevação e o calor retorne para diversas cidades, não se projeta temperatura excessivamente alta. Não há no horizonte de Porto Alegre, da maioria das cidades do Sul e na cidade de São Paulo máximas acima de 35ºC tão cedo.”
LEIA TAMBÉM