Chove em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (23). O dia já começou com temperaturas mais baixas do que nos últimos dias, que foram de calor atípico no Estado. Hoje, as máximas não ultrapassam 15°C na maior parte dos municípios gaúchos. A previsão do tempo indica que o frio vai intensificar no fim de semana, quando há possibilidade de geada e até neve.
CONFIRA: Perícia confirma que professora vendia bolos de maconha em escola municipal de Estância Velha
Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta sexta e traz chuva para os três estados do Sul. Neste fim de semana, uma nova onda de frio vai ingressar. A MetSul Meteorologia afirma que a chuva pode até ser de forte intensidade hoje.
“O sistema frontal avança na dianteira de uma massa de ar frio que já causa declínio da temperatura no Rio Grande do Sul e vai cobrir o Sul do Brasil, quando tende a ganhar força na região com muito frio, geada e neve”, destaca a MetSul.
LEIA TAMBÉM: Homem que matou mulher em São Leopoldo é preso pela Polícia Civil
Chove em todas as regiões do RS e há risco de temporais isolados, com queda de granizo e vento forte. Os volumes mais altos são esperados no Oeste catarinense e em áreas da divisa do RS com SC. No sábado (24), a frente fria vai se mover mais para o Norte e levar chuva para parte do Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para tempestade em parte do norte e da Serra gaúcha, o aviso laranja (perigo) é válido até as 18 horas. Segundo o Inmet, é esperada chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
O Inmet também alerta para queda nas temperaturas em todo o RS.
??#Atenção: Previsão de declínio de temperatura (queda entre 3°C e 5ºC), entre amanhã (23) e sábado (24), em áreas de SC, PR, MS e em todo o RS.
???? Confira nosso aviso amarelo (perigo potencial) ???? https://t.co/N4rhmB6l9I#temperatura #frio #previsão pic.twitter.com/M8548T7JUW
— INMET (@inmet_) August 22, 2024
Chance de neve
A MetSul estima chance média a alta de precipitação invernal por conta da onda de frio, seja chuva congelada ou neve fraca. A probabilidade é que o fenômeno ocorra no domingo, nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Modelos apontam chance maior principalmente para o Planalto sul catarinense, na área de São Joaquim. A chance de precipitação invernal é média em cotas acima de mil metros e alta acima de 1,3 mil metros.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Em cotas de 600 metros a mil metros, o que inclui a Serra gaúcha, não se descarta principalmente chuva congelada com eventual neve em alguns pontos em cidades acima de 800 metros.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- agosto de 2024
- ALERTA INMET
- ALERTAS INMET
- ar polar
- bolha de calor
- chance de neve no rs
- CHUVA
- chuva no rs
- CLIMA
- COMO FICA O TEMPO NO RS
- frio
- geada
- inmet
- instabilidade
- Instituto Nacional de Meteorologia
- inverno
- METSUL
- neve
- neve nors
- onda de ar polar
- onda de calor
- previsão do tempo
- previsao para a semana
- previsao para o fim de semana
- Rio Grande do Sul
- temperaturas
- tempestade
- temporal