VAI DAR PRAIA?

PREVISÃO DO TEMPO: O que esperar da chuva e do calor de dezembro com o Super El Niño

Nos últimos três anos, dezembro foi influenciado pelo fenômeno La Niña e foram de pouca chuva. Porém, em 2023, o mês terá influência do El Niño

Publicado em: 29/11/2023 14:36
Última atualização: 29/11/2023 14:39

O último mês de 2023 já está para começar e o que os gaúchos querem saber, já que muitos planejam ir ao litoral, é: o que esperar do clima? Afinal, o Rio Grande do Sul foi castigado pela chuva, que causou mortes e estragos em centenas de cidades nos últimos meses. 


PREVISÃO DO TEMPO: O que esperar da chuva e do calor de dezembro com o Super El Niño Foto: Arquivo/GES

FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP 

A MetSul Meteorologia explica que em dezembro, começa o período chamado verão climático, que compreende os meses de dezembro a fevereiro, assim como o início do verão astronômico, que terá início à 0h27 do dia 22 de dezembro.

Historicamente, são esperados dias mais quentes. Em Porto Alegre, a máxima média histórica de dezembro é de 30,0°C, somente atrás das médias máximas de janeiro (31,0°C) e de fevereiro (30,5°C). No Sul do Brasil, aumenta a incidência de pancadas isoladas de chuva associadas ao calor e a umidade.

Super El Niño e chuva

Nos últimos três anos, dezembro foi influenciado pelo fenômeno La Niña e foram de pouca chuva. Porém, em 2023, o mês terá influência do El Niño, que ingressou no território de Super El Niño no final de novembro, com a temperatura da superfície do mar acima de 2°C no Pacífico Equatorial Centro-Leste. A MetSul afirma que o episódio de El Niño de 2023-2024 deve atingir seu pico entre dezembro e janeiro.

A previsão é que os estados mais atingidos pela chuva sejam Santa Catarina e Paraná, que continuarão com chuva perto e acima em muitos municípios.

No Rio Grande do Sul, os mais altos volumes são esperados no Norte e no Oeste, enquanto no Sul do Estado a precipitação pode ficar abaixo ou perto da média.

Temperaturas abaixo da média 

Parecido com o que aconteceu em novembro, o mês de dezembro será de calor intenso no Centro-Oeste e no Sudoeste do País, mas seguirá abaixo da média na Região Sul. Mesmo assim, haverá alguns dias muitos quentes, com máximas perto dos 40°C. Calor já será registrado no dia 1º, quando a Grande Porto Alegre pode ter 36°C. Porém, alguns dias terão marcas mais agradáveis devido a frequência de pulsos de ar frio passando pela Argentina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas