SEGUNDA QUINZENA
PREVISÃO DO TEMPO: O que esperar da chuva e das temperaturas no restante de outubro
Outubro é um mês tipicamente de primavera, com menos frio e um aumento dos dias de calor no Sul do Brasil
Última atualização: 17/10/2024 07:16
O mês de outubro tem sido marcado por chuva frequente no Sul do Brasil. Nesta segunda quinzena, a previsão do tempo indica que vem mais instabilidade por aí.
A MetSul Meteorologia explica outubro é um mês tipicamente de primavera, com menos frio e um aumento dos dias de calor no Sul do Brasil ao passo que no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil marca o retorno da chuva mais frequente com temporais entre a tarde para a noite.
LEIA TAMBÉM: PRISCILA DINIZ: Vereador oferece recompensa em troca de informações sobre matador da comerciante
"O tempo severo, a propósito, é uma das características de outubro que é um dos meses mais tempestuosos do ano no Sul do País pelo encontro das massas de ar frio e quente, além da atuação de áreas de baixa pressão e sistemas convectivos de mesoescala (aglomerado de nuvens carregadas)", diz a MetSul.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Nas próximas semanas, a umidade vai aumentar gradualmente com chuva cada vez mais frequente e a tendência é que chova mais do que no início do mês. Conforme a MetSul, a Região Sul seguirá tendo uma grande variabilidade de volumes, assim como na primeira quinzena. A previsão é de maiores acumulados nos estados de Santa Catarina e do Paraná. Há risco de temporais com vento ou granizo em estados do Centro-Sul, principalmente na última semana do mês, quando deve se formar uma área de baixa pressão mais profunda.
CONFIRA: Mãe relatou pensamentos violentos sobre gêmeas de 6 anos semanas antes da morte das filhas
O que esperar das temperaturas na segunda quinzena de outubro
As temperaturas podem ficar acima da média na segunda metade de outubro no Brasil. Porém, na Região Sul, não se projeta desvios significativos. Em algumas áreas, particularmente do Rio Grande do Sul, a temperatura pode ficar até perto das médias históricas.