A sexta-feira (14) terá máximas de verão antes do retorno da chuva. O dia já amanheceu abafado nas cidades gaúchas. Nas próximas horas, o dia terá marcas acima dos 30°C na maioria das cidades, temperatura muito acima do normal para junho. O dia será o mais quente do atual episódio de calor. Depois do calor, há alerta para chuva volumosa neste fim de semana.
O fim de semana será marcado por precipitação devido a chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul, que dará fim ao veranico. Chove no sábado e no domingo, mas de forma mais forte no domingo. O alerta mais forte é para o Centro e a região Norte da Lagoa dos Patos, além da Grande Porto Alegre. A partir de sábado, as temperaturas ficam mais amenas, com máximas abaixo dos 25°C.
A chuva seguirá na segunda-feira com os acumulados mais altos no Norte do RS, especialmente no Noroeste gaúcho.
O Estado ainda enfrenta as consequências da catástrofe de maio. O cenário é parecido com o do mês passado, pois há um bloqueio atmosférico associado ao ar seco e quente no Centro do Brasil que mantém a instabilidade retida por dias sobre o RS. Apesar disso, a MetSul Meteorologia destaca que não será uma repetição daqueles dias.
O que esperar do novo episódio de chuva no RS
No sábado, o sol aparece entre nuvens, mas chove desde cedo no Sul do RS. Até o fim do dia, a preciítação alcança todas as regiões, mas os volumes serão baixos no geral. No domingo, a chuva será ampla e forte em vários pontos entre o Centro e o Norte gaúcho, com marcas de 50 mm a 100 mm. Os acumulados podem causar alagamentos e até o transbordamento de cursos d’água menores como arroios e valões.
A MetSul explica que os maiores volumes de chuva se concentrarão na Metade Norte do Estado. “A maioria dos modelos indica uma faixa de precipitação mais volumosa entre o Centro do estado e a Grande Porto Alegre e uma segunda entre o Noroeste e a Serra.”
No Noroeste do Rio Grande do Sul, nos próximos sete dias, os acumulados podem ficar entre 200 mm e 300 mm. “Há enorme preocupação da população e governo com o domingo, que pode ter alagamentos, mas é a persistência da chuva semana que vem que nos preocupa”, diz a MetSul.
Ainda segundo a previsão da MetSul, rios como Jacuí, Taquari e Uruguai podem ter elevação maior, embora longe dos patamares de maio. Já o Uruguai deve subir mais do que em maio, já que os volumes no fim de abril e em maio no Noroeste gaúcho foram inferiores ao registrado no restante do Estado.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado prevê que, no sábado, a chuva será de moderada a fortes, com descargas elétricas. Há risco de eventual queda de granizo e rajadas de vento em áreas da Campanha, Sul, Missões e Centro. Os acumulados variam entre 20mm e 30 mm, mas podem chegar a 50 mm no Oeste, Centro, Campanha e Sul.
No domingo, segundo a Defesa Civil, as chuvas serão intensas sobre as Missões, Noroeste, Centro, Vales, Região Metropolitana, Costa Doce, Litoral Médio e Norte e Serra. Os volumes variam entre 40 mm e 70 mm, e devem passar pontualmente dos 110 mm nas Missões, Centro, Vales, Região Metropolitana e Litoral Norte.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags