Moradores do Rio Grande do Sul terão, pelo menos, mais três dias de trégua antes do retorno da chuva ao Estado. Segundo a MetSul Meteorologia, entre esta quarta-feira (12) e sexta-feira (14), o tempo firme deve predominar no território gaúcho.
Os prognósticos indicam que a instabilidade que deve trazer chuva já no final de semana terá grande volume de chuva, entre sábado (15) e a segunda-feira (17), várias cidades podem ter acumulado de 50 mm, outras podem passar de 100 mm e áreas isoladas podem registrar 150 mm neste período.
A MetSul enfatiza que apesar de ser um cenário similar com o fim de abril e começo de maio, por conta de um bloqueio atmosférico no centro do Brasil, os volumes previstos para os próximos dias são muito inferiores. “Com a chuva, inevitavelmente, os níveis dos rios subirão, mas a MetSul enfatiza que o cenário é distinto da virada do mês de abril para maio, quando em dias chegou a chover mais de 500 mm em algumas cidades com rápida e violenta subida dos rios”, explica a empresa especializada em meteorologia.
Antes da virada no tempo, o sol deve aparecer com temperatura alta nos três dias, por conta da massa de ar quente que volta avançar nesta quarta para grande parte do Estado.
Nesta quarta, o tempo firme predomina no RS com sol e nuvens, mesmo que em alguns pontos pode ocorrer momentos de maior nebulosidade. Nos vales dos Sinos e Caí e também na região metropolitana de Porto Alegre, a temperatura varia entre 17ºC e 28ºC. Na região do Vale do Paranhana, a mínima deve ser a mesma, porém a máxima atinge 29ºC.
Já na Serra, os termômetros devem oscilar entre 13ºC e 27ºC, enquanto no litoral norte a variação fica entre 18ºC e 26ºC.
E como fica nos próximos dias?
Conforme a MetSul, na quinta-feira (13) o tempo firme com a presença do sol e nuvens, acompanhado do calor, deve continuar. Também há possibilidade de nebulosidade em algumas regiões no decorrer do dia.
Na sexta-feira (14), o sol aparece com nuvens em todo o Estado e também será um dia de muito calor, com máximas acima dos 30ºC em muitas cidades, segundo a MetSul. Porém, no final do dia, o tempo começa a mudar pelo extremo sul gaúcho, na região do Chuí e Santa Vitória do Palmar.
Uma frente fria associada a um centro de baixa pressão avança pelo RS no sábado. De acordo com os meteorologistas, o sol chega a aparecer com nuvens em diferentes pontos do território gaúcho, mas a nebulosidade aumenta e a chuva atinge desde cedo a região sul e avança para as outras localidades no decorrer do dia. A MerSul pontua que neste dia os volumes não devem ser altos na maioria das cidades.
Já no domingo (16), o tempo segue instável em todo o Estado. “Chove ainda na maior parte do estado e as precipitações serão mais fortes, inclusive com volumes altos, perto e acima de 50 mm, em pontos do Centro para o Norte do estado, mas com acumulados localmente superiores. Será o dia com chuva mais volumosa no fim de semana, inclusive em Porto Alegre e região metropolitana”, detalha a MetSul.
No dia seguinte, na segunda-feira, a tendência é de que a instabilidade prossiga e ainda pode chover e garoar na maior parte do RS, com chuva mais expressiva no norte gaúcho. No entanto, os volumes serão menores que os registrados no domingo na maior parte do Estado. A chuva poderá ocorrer com intervalos de melhoria e com ocasionais aberturas.
Na terça-feira (18), a MetSul indica possibilidade de precipitação em diferentes pontos do território gaúcho. Porém, com volumes baixos na maioria das localidades. “Na Metade Norte do estado, a instabilidade deve ser maior enquanto na Metade Sul chove pouco ou nada na maior parte das cidades”, finaliza a empresa.
LEIA TAMBÉM