Mais um episódio de chuva com risco de precipitações volumosas é esperado para a região Sul do Brasil, que ainda se recupera das enchentes que deixaram milhares de desabrigados e desalojados no Rio Grande do Sul na penúltima semana de novembro. Até sábado (25), conforme o último boletim da Defesa Civil do RS, o Estado tinha 25.290 desalojados e 3.545 em abrigos públicos, sendo que 208 cidades reportaram ocorrências ou danos. Ao todo, 474.136 pessoas foram afetadas.
FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Conforme a MetSul Meteorologia, a primeira metade desta semana será marcada por instabilidade no Paraná, em Santa Catarina e na metade norte do Rio Grande do Sul. A chuva, que já atinge cidades paranaenses neste domingo (26), deve chegar ao solo catarinense e gaúcho na segunda-feira (27).
Até quarta (29), os acumulados podem totalizar de 100 mm a 150 mm em alguns municípios. Apesar de dados elevados para curto período, a MetSul esclarece que “não se desenha um cenário favorável ao repique de cheias no Rio Grande do Sul”, mesmo com a projeção de altos volumes localizados.
Os meteorologistas explicam ainda que alguns rios podem subir momentaneamente, em função da quantidade esperada de chuva em tão pouco tempo. No entanto, não devem chegar sequer perto dos níveis atingidos na última semana.
LEIA TAMBÉM