abc+

PENÚLTIMO MÊS DO ANO

PREVISÃO DO TEMPO: Novembro terá episódios de chuva volumosa e calor excessivo no Brasil

Neste período, mesmo que ainda seja primavera, já aparecem algumas características de verão no clima

Kassiane Michel
Publicado em: 30/10/2024 às 14h:46
Publicidade

Novembro começa nesta sexta-feira (1º) e, assim, 2024 se aproxima do fim. Para o penúltimo mês do ano, a previsão do tempo indica chuva e calor excessivo no Brasil. 

PREVISÃO DO TEMPO: Novembro terá episódios de chuva volumosa e calor excessivo no Brasil | abc+



PREVISÃO DO TEMPO: Novembro terá episódios de chuva volumosa e calor excessivo no Brasil

Foto: Paulo Pires/GES

A MetSul Meteorologia explica que novembro é o último da primavera meteorológica. Neste período, já aparecem algumas características de verão no clima. No período, há aumento da chuva no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil e uma elevação da temperatura no Sul do País. “Ar tropical quente e úmido faz com que as pancadas de chuva e os temporais isolados se tornem mais frequentes. No Sul do Brasil, por sua vez, novembro é o mês mais quente do trimestre de primavera”, destaca a MetSul.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

O que esperar da chuva em novembro?

No Sul do Brasil, a distribuição de chuva vai ser irregular. Em alguns locais do Rio Grande do Sul, Paraná e Leste de Santa Catarina, a precipitação será volumosa. No Centro-Oeste e no Sudeste, grande parte das duas regiões deve ter chuva acima da média histórica.

Com a aproximação do verão, que deixa a atmosfera mais aquecida, há maior chance de temporais entre o Centro e o Sul do Brasil. “São ocorrências associadas ao tempo quente e úmido, na maior parte dos casos, e se dão principalmente da tarde para a noite com risco de vendavais e chuva excessiva em curto período com alagamentos e inundações”, diz a MetSul. 

LEIA TAMBÉM: Médico do Samu dava sorvete batizado para esposa dormir e injetar medicamento em dose mortal no pé da mulher

La Niña

No ano passado, novembro teve um episódio de muito forte El Niño, com enchentes no RS. Este ano, a realidade é bastante diferente. O El Niño acabou e o Pacífico está sob neutralidade há seis meses. No atual estado, está mais perto de se estabelecer um evento de La Niña de fraca intensidade.

Segundo a MetSul, o último boletim semanal da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), dos Estados Unidos, indicou que a anomalia de temperatura da superfície do mar está em -0,5ºC na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Central.

No decorrer de novembro, a temperatura no Pacífico estará no limite entre a declaração do começo de um evento de La Niña, que seria breve e fraco, e a manutenção da neutralidade.

CONFIRA: Crimes recentes acendem alerta sobre a saúde mental

O que esperar das temperaturas em novembro

Novembro terá temperatura acima da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil, com marcas muito altas e alguns dias de calor excessivo. Apesar da previsão de calor, os períodos mais quentes devem ser curtos e atingirão o Centro e o Sul do Brasil na primeira semana e na terceira semana de novembro.

No Sul, região que terá menos chuva, são esperados mais dias de calor. Embora a tendência seja de marcas acima da média, também há chance de frentes frias avançarem com ar mais frio. Assim, o mês terá muito calor mas também dias agradáveis e com vento do quadrante Leste. Projeta-se o ingresso de uma massa de ar frio na segunda semana do mês com marcas amenas.

O que prevê o Inmet

Previsão de chuva/temperatura | abc+



Previsão de chuva/temperatura

Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que novembro tenha chuva entre volumes normais e acima da média em grande parte do País. Segudno o Inmet, o Rio Grande do Sul terá precipitação na faixa normal, com algumas localidades acima da média.

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em grande parte do Brasil, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso, principalmente em áreas do norte das regiões Norte e Nordeste.

Em algumas localidades do leste da Região Sudeste e Região Sul, são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média em algumas localidades pontuais, devido a ocorrência de dias consecutivos com chuva que podem amenizar a temperatura.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade