CHUVARADA OU TEMPO FIRME?
PREVISÃO DO TEMPO: Nova sequência de dias chuvosos no RS? Veja como serão os próximos dez dias no Brasil
Em alguns pontos do território brasileiro, acumulados podem passar dos 200 milímetros
Última atualização: 05/11/2024 22:01
Altos volumes de chuva devem atingir o Brasil nos próximos dez dias. Segundo a MetSul Meteorologia, em alguns pontos do território, os acumulados podem passar dos 200 milímetros.
"O cenário de precipitação na previsão de chuva para o Brasil é muito parecido com os dos meses de verão, com um canal de umidade organizado com bastante água indicada entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil", explicam os especialistas.
LEIA TAMBÉM: Calor está com os dias contados; veja qual será o impacto da massa de ar frio que ingressará no RS
A tendência é que a chuva seja irregular no sul do País, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A maioria das cidades desses dois estados não terá altos volumes de chuvas. Já em parte do Paraná, a chuva deve ser mais intensa.
No território gaúcho, inclusive, o tempo firme deve predominar na próxima semana, com chuva escassa na maior parte dos dias.
Confira como será os próximos dias no restante do País:
No Norte do Brasil, com a aproximação do inverno amazônico, as precipitações aumentam de maneira gradual. No Amazonas, no Acre, em Rondônia e no sul do Pará e do Tocantis, a chuva deve ser mais forte. Já no norte do Pará, em Roraima e no Amapá, choverá menos e de forma irregular.
Nesse período, também deve chover pouco ou nada na região Nordeste do País. Ainda que seja esperado um aumento substancial das precipitações na Bahia, nos outros estados nordestinos a chuva deverá se dar de forma isolada e em pouco lugares.
VEJA MAIS: Qual região do Brasil terá mais chuva nesta semana? Confira o que esperar no RS
Já no Centro-Oeste os acumulados devem ser altos. A previsão é de muita chuva entre o Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. Os volumes, em algumas áreas, podem ficar entre 200 e 300 milímetros apenas nesses dez dias, o que pode ocasionar inundações.
No Sudeste, os volumes mais altos devem ser esperados principalmente em Minas Gerais, embora São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo também devem registrar muita chuva. Na capital paulista, a chuva deve ser mais presente na segunda metade desta semana, e mais escassa na próxima semana.
Chuva no Centro-Oeste
As pancadas isoladas no Centro-Sul do Brasil nos próximos dez dias devem se dar sob uma atmosfera aquecida e, por isso, conforme explica a MetSul, é provável que a chuva localmente possa ser forte e com temporais de raios, granizo e vento, em especial nos períodos da tarde para a noite.
"Da mesma forma, enfatizamos que, como a chuva será por convecção (calor e umidade), os volumes variam muito de um ponto para outro. Áreas de um mesmo município, por exemplo, podem registrar acumulados tão dispares como 50 e 100 milímetros dentro de um intervalo de dez dias", destaca a MetSul.