ALTO RISCO
PREVISÃO DO TEMPO: MetSul alerta para repique das cheias de Taquara a Canoas; saiba como será o fim de semana
Desde o início do mês, a catástrofe climática já causou mais de cem mortes e estragos na maioria das cidades gaúchas
Última atualização: 10/05/2024 13:58
O mês de maio, até o momento, é marcado por chuvas intensas no Rio Grande do Sul. A catástrofe climática já causou mais de cem mortes e estragos na maioria das cidades gaúchas. Entre esta sexta e a segunda-feira (13), o Estado terá um novo episódio de chuva, que pode causar repique das cheias nos próximos dias.
Como explica a MetSul Meteorologia, o alerta é para "um grave risco de repique de cheia dos Rios Gravataí e dos Sinos na Grande Porto Alegre". Os rios estão em baixa, mas devem voltar a subir na próxima semana à medida em que chega uma nova onda de vazão provocada pela chuva volumosa.
A MetSul afirma que a situação é preocupante porque os níveis do Rio dos Sinos e do Gravataí estão muito altos. Além disso, o Lago Guaíba também está elevado. Esse cenário é de alto risco de Taquara a Canoas.
Os meteorologistas preevem que os maiores acumulados de chuva, que podem ficar entre 100 e 200 milímetros, devem se concentrar entre a Grande Porto Alegre, o litoral norte e o sul da Serra gaúcha. O risco de cheias se agrava pois é na Serra e o litoral norte onde estão localizdas as nascentes dos rios Gravataí e dos Sinos.