INSTABILIDADE
PREVISÃO DO TEMPO: Mais chuva? Confira como serão os próximos dias no Rio Grande do Sul
Bairros de Porto Alegre registram metade do volume de chuva esperado para todo o mês de janeiro em apenas uma hora na terça-feira
Última atualização: 03/01/2024 07:29
Temporais causaram transtornos na terça-feira (2) e bairros de Porto Alegre registram metade do volume de chuva esperado para todo o mês de janeiro em apenas uma hora. Ainda há alerta para tempestades nesta quarta-feira (3).
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para temporais em parte do Rio Grande do Sul nesta quarta. O aviso, válido até as 18 horas, é para a região metropolitana, litoral norte e para a Serra gaúcha. O alerta na cor laranja, que indica perigo, é para o risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Além disso, há chance de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A MetSul Meteorologia explica que o litoral norte gaúcho e a costa catarinense são as áreas de maior risco nesta quarta-feira. A instabilidade seguirá e a umidade trazido ao RS por uma área de menor pressão atmosférica traz chuva no decorrer do dia para a maioria das regiões do Estado. Porém, a chuva é mal distribuída e o sol chega a aparecer em momentos do dia. Pode chover forte nas cidades litorâneas e na Grande Porto Alegre.
"Umidade que vem do mar, ao interagir com a atmosfera aquecida, favorece chuva isolada típica de verão que, localmente, pode ser forte. Não esquenta tanto por conta das nuvens, mas o dia terá relativo abafamento na região metropolitana", diz a MetSul.
Hoje, as temperaturas ficam abaixo dos 30°C na maioria dos municípios gaúchos.
Na quinta e na sexta-feira, as temperaturas variam entre 18°C e 30°C. Nos dois dias, ainda chove no Rio Grande do Sul. No sábado, o tempo fica firme e as temperaturas sobem um pouco mais e podem chegar a 35°C em algumas cidades.