Julho costuma ser um mês chuvoso no Rio Grande do Sul. Porém, não é sinal de alerta para novas enchentes no Estado, castigado pelas cheias de maio. Neste mês, a previsão do tempo indica chuva abaixo da média histórica no Sul do Brasil. A precipitação média de julho em Porto Alegre é de 163,5 mm, a mais alta entre todos os meses do ano.
A mínima, em média, é de 10,4°C, a menor do ano. Já a média máxima é de 19,7ºC. Dessa forma, julho é o mês mais frio do ano no RS pelos padrões históricos.
Para este ano, a MetSul Meteorologia prevê que julho tenha frio na primeira quinzena, com muitas noites de temperatura baixa e alguns dias de frio intenso e geada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na segunda metade do mês é esperada uma maior alternância entre temperaturas baixas e mais elevadas. A atuação de ar quente e frio, pode agravar o risco de temporais.
Conforme dados da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), dos Estados Unidos, segue a neutralidade na temperatura do oceano Pacífico, sem El Niño ou La Niña. Ao longo de julho as anomalias de temperatura da superfície do mar devem declinar com resfriamento, mas a situação deve permanecer neutra.
LEIA TAMBÉM