O final de semana foi congelante no Rio Grande do Sul. Neste domingo (30), durante a madrugada em Cambará do Sul, fez -1,4ºC, mas a sensação térmica alcançou a marca de -14ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Junho se despediu com um amanhecer marcado por gelo e geada em diversas cidades gaúchas, que apesar do frio extremo registraram belas paisagens. As máximas oscilaram entre 9ºC e 13ºC em muitos municípios do Estado.
O começo da semana, que também marca o início de julho será marcado por baixas temperaturas. A onda de frio deve continuar nos próximos dias. De acordo com a MetSul Meteorologia, nesta segunda-feira (1º) o sol predomina no RS sob ar seco e frio de alta pressão.
Mais uma vez o amanhecer será congelante, com temperaturas mínimas ainda mais baixas que as registradas neste domingo. Geada será generalizada e forte em muitos locais. Na Serra e Aparados pode ter congelamento e filamento de gelo no solo.
Conforme o prognóstico da empresa especializada em meteorologia, no interior do Estado a maioria das cidades terão marcas em torno de 0ºC ou negativas. Com destaque para a região de Ausentes, que podem ter temperaturas negativas de até -7ºC.
No entanto, segundo a MetSul, durante a tarde será menos frio se comparado esse período do dia com o final de semana. Volta a esfriar muito a partir do fim da tarde e o começo da noite e a terça-feira vai começar com mínimas menos baixas, mas ainda gélidas em grande número de cidades.
Temperaturas na região
A MetSul explica que a massa de ar seco e muito frio de alta pressão define o tempo na Grande Porto Alegre nesta segunda-feira. Na região metropolitana, as marcas oscilam entre 3ºC e 16ºC.
Nos vales do Sinos e Caí, a temperatura terá registros entre 0ºC e 16ºC. A mesma mínima será registrada no Vale do Paranhana, que terá máxima de 17ºC. Na Serra, o frio será extremo, com marca negativa de -7ºC e máxima de apenas 12ºC no decorrer do dia. Já no litoral norte, a temperatura varia entre 3ºC e 17ºC.
LEIA TAMBÉM