Uma frente fria ingressou no Rio Grande do Sul e a instabilidade já é sentida em diferentes pontos do Estado. A Grande Porto Alegre registra forte ventania desde o final da madrugada desta terça-feira (1º). Além disso, alguns pontos já registraram pancadas de chuva nesta manhã. As temperaturas seguem altas e a tarde de hoje terá abafamento, com máximas perto de 30°C.
Conforme a MetSul Meteorologia, a frente fria mudará o tempo em todo o território gaúcho entre esta terça e a quarta-feira (2). Nas próximas horas, há risco de temporais com granizo. A instabilidade atingiu primeiro o Oeste e o Sul do RS, onde encontrou uma a massa de ar muito quente e formou nuvens carregadas, se espalhando pelas demais regiões.
LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Saiba como fica o tempo em outubro no RS
Dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que, até as 6 horas desta terça, fortes rajadas de vento foram registradas. O vento era de 82 km/h em São Vicente do Sul, 67 km/h em Canguçu e Capão do Leão, 66 km/h em Dom Pedrito e Santa Maria, 64 km/h em Jaguarão, 62 km/h em Livramento e 60 km/h em Bagé.
Já os acumulados de chuva estavam em 39 mm em Bagé, 31 mm no Chuí, 28 mm em Livramento, 26 mm em Dom Pedrito, 25 mm em Canguçu, 21 mm em Rio Grande e 20 mm em Jaguarão.
O sol ainda aparece entre nuvens no Norte e no Noroeste gaúcho, onde as máximas podem chegar a 35°C nesta tarde, que ainda terá muita fumaça vinda das queimadas.
Principamente entre a tarde para a noite, à medida em que a frente fria migra lentamente para Norte, nuvens aumentam e a chuva deve alcançar várias cidades do Centro e pontos da Metade Norte, mas em algumas cidades mais ao Norte e o Noroeste gaúcho a terça-feira ainda termina sem registro de chuva e apenas com calor.
Na quarta-feira, pode chover forte com temporais isolados no Norte gaúcho. Já nas demais áreas do Estado, o tempo melhora gradualmente durante o dia e o sol pode aparecer em várias localidades com o ingresso de ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica.
A MetSul destaca que o episódio de chuva entre hoje e amanhã não será tão intenso quanto o da semana passada, que trouxe chuva extrema de até 300 mm no Sul gaúcho e muitos temporais. Apenas alguns pontos podem ter acumulados acima de 50 mm.
LEIA TAMBÉM