O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas meteorológicos para o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (7). Dois deles já estão ativos e são para chuvas intensas e declínio de temperatura. O terceiro passa a valer na manhã de quinta-feira (8) e é referente a uma nova onda de frio que atingirá o território gaúcho.
FIQUE POR DENTRO: Ciclone acompanhana onda de ar frio no RS; saiba como fica o tempo nesta quinta-feira e no fim de semana
O aviso sobre as chuvas – de cor amarela, que sinaliza perigo potencial – está ativo desde o meio-dia desta quarta e deve seguir até o fim do dia. Neste período, é esperado chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 40 e 50 quilômetros por hora. Com isso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
LEIA MAIS: RS tem alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira
Entre as regiões gaúchas incluídas no alerta estão o Noroeste, o Sudoeste, o Centro Ocidental, o Centro Oriental e o Nordeste. Grande parte de Santa Catarina e uma área do Paraná também serão atingidas pelas chuvas.
Ainda conforme o órgão, as temperaturas devem começar a baixar ainda no fim da tarde desta quarta-feira. No alerta, também de cor amarela, sobre a mudança nos termômetros é ressaltado que as temperaturas devem baixar entre 3°C e 5°C, o que pode indicar leve risco à saúde. O evento climático é esperado até o fim de quinta-feira (8).
VEJA TAMBÉM: Inmet emite alerta de onda de frio em Novo Hamburgo
Já a onda de frio, de acordo com o alerta laranja – que sinaliza perigo -, deve iniciar por volta das 9 horas de quinta e seguir até o fim de sábado (10). Com as temperaturas cerca de 5°C abaixo da média por um período de três a cinco dias, o quadro pode causar risco à saúde.
Os dois últimos avisos do Inmet são destinados a todo o Estado e parte de Santa Catarina e do Paraná.
Orientações do Inmet:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
LEIA TAMBÉM