ALERTA VERMELHO
PREVISÃO DO TEMPO: Inmet emite novo alerta de "grande perigo" para tempestades que atingem o RS
Vale do Sinos está na área que exige atenção, segundo o órgão
Última atualização: 17/11/2023 17:49
A chuva incessante que atinge o Rio Grande do Sul gerou mais alertas à população nesta sexta-feira (17). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou como sendo de "grande perigo" a tempestade que chega em parte do Estado nesta tarde.
O aviso meteorológico de cor vermelha, válido até a manhã de sábado (18), sinaliza sobre um acumulado de chuva superior a 100 milímetros por dia, ventos a mais de 100 quilômetros por hora e queda de granizo. Há, ainda, grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
A Defesa Civil do Estado também alerta para chuva e ventos fortes, com descargas elétricas e eventual queda de granizo, na metade Norte do RS até o fim da tarde de sábado. O órgão prevê "alagamentos, cheias em arroios, inundações gradativas em rios, risco de enxurradas e deslizamentos".
Além da região metropolitana, central e do Norte, Nordeste, Noroeste e Sudoeste do território gaúcho, o alerta do Inmet também é direcionado para quase toda Santa Catarina.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Alerta laranja
Para outras regiões do RS, e também dos estados catarinense e paranaense, há um alerta laranja, de "perigo", para a tempestade, que deve chegar nestes municípios de forma um pouco mais branda. O aviso também é válido até a manhã de sábado.