MAU TEMPO
PREVISÃO DO TEMPO: Inmet emite dois novos alertas para riscos de temporais no RS; confira
Comunicados são válidos até a manhã da quinta-feira (26).
Última atualização: 25/09/2024 18:43
Uma onda de temporais está atingindo o Rio Grande do Sul nesta semana. Nesta quarta-feira (25), uma microexplosão foi registrada em Camaquã, na Costa Doce, e causou estragos como queda de árvores, postes e destelhamento de casas.
Os maiores acumulados de chuva desde maio também estão sendo registrados, em alguma cidades gaúchas mais de 200 mm foram registrados em quatro dias, superando a média do mês de setembro em curto período de tempo. Além disso, temporais com rajadas de vento de mais de 100 km/h e queda de granizo também foram registrados em diversas localidades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta dois novos alertas para riscos de temporais no território gaúcho. O mais grave deles foi publicado no começo da tarde e é classificado pela cor vermelha, que significa que o grau de severidade é de grande perigo.
Conforme o comunicado, que tem validade até meio-dia da quinta-feira (26), pode ter chuva acima de 100 mm/dia, além da chance de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, e ainda, grandes deslizamentos de encostas. Esse aviso tem como área de abrangência a região metropolitana de Porto Alegre, centro ocidental, sudeste, centro oriental e o sudoeste gaúcho.
Já o outro alerta divulgado pelo Inmet nesta quarta foi publicado pela manhã e também vale até o meio-dia da quinta. No entanto, esse é classificado pela cor laranja, que indica que o grau de severidade é de perigo. O aviso diz que pode ter chuva de até 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Esse comunicado é válido para grande parte do território gaúcho: região metropolitana da Capital, sudoeste, centro ocidental, noroeste, sudeste, nordeste e centro oriental.
Um terceiro alerta do Inmet ainda está em vigor. Ele foi publicado na terça-feira (24) e é classificado pela cor amarela, com grau de severidade de perigo potencial, o menor da escala. O aviso indica chuva de até 50 mm/dia, rajadas de vento de 40 a 60 km/h e queda de granizo.
Contudo, nesse caso, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Esse tem a mesma validade dos outros dois, porém a abrangência dele é o noroeste, nordeste, serra e região metropolitana de Porto Alegre.
Em caso de emergência a recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros (193), Brigada Militar (190) ou procurar pela Defesa Civil da sua cidade.